O novo design do Dólar

Muitos acreditam que o dólar é a nota mais antiquada dentre todas as outras grandes moedas do mundo. Basta viajar e verificar as novas tecnologias empregadas nas notas de Euro, Libra e até mesmo no nosso Real, que já está passando por uma reformulação como podem ver abaixo.

Notem que as novas notas de Real possuem tamanhos diferentes, facilitando o deficiente visual ou até mesmo na hora de identificar a nota na carteira. Além disso o layout das notas ficaram mais limpas e agradáveis.

Porém o dólar está aí, com o mesmo layout de sempre. Chegou a passar por uma reformulação, mas tão pequena que ninguém nota direito. Foi pensando nisso Richard Smith, um consultor de marcas, resolveu criar o projeto “The Dollar Redesign Project” com o objetivo de mudar a cara das verdinhas.

Segundo Richard, um novo layout para o dólar fortaleceria a confiança financeira, fazendo esquecer a crise econômica. Com esse objetivo, vários designers apostaram no projeto e fizeram suas versões de dólar. Abaixo uma dessas propostas, desenvolvida por Michael Tyznik.

Para Tyznik, o verde e o dólar já fazem parte da cultura americana e que deve ser mantido. Dessa forma, uma boa porção da nota encontra-se na cor verde e apenas uma pequena faixa mudaria de cor, com efeito holográfico, com diferentes cores para cada valor de nota. Além disso, a largura da faixa colorida aumenta de acordo com o valor. As notas de valor mais baixo possuem faixas mais finas e essa largura aumenta de acordo com a progressão dos valores. Os deficientes não foram esquecidos, cada nota contém uma identificação em braile, por cima da faixa holográfica.

O que vocês acharam da proposta? Eu gostei da parte frontal da nota, só achei estranho a parte de trás, com esses textos, ficou parecido com um folder. E vocês, o que acham?

Para o alto e Avante!

Bruno Ávila é publicitário e pós-graduando em Marketing com ênfase em ambiente digital pela FGV Brasília. Abriu sua própria agência em 1997, atendendo grandes clientes brasileiros. De 2001 a 2003 foi diretor de criação web do Grupo de Comunicação O Povo. Foi ganhador de três prêmios IBest, maior prêmio da Internet brasileira. Há 10 anos dirige a Ávila EAD, empresa voltada para soluções em educação a distância. Ministra cursos específicos sobre Design, Publicidade e Empreendedorismo por onde já passaram mais de 10 mil alunos. Bruno é autor do livro "Quero ser um Web Designer", um guia para os que desejam iniciar no mercado de web design.

6 Comentários

  • Carlos Junior

    21/04/2010 às 11:15 am

    Primeiro gostaria de parabeniza-lo pelo blog. É a primeira vez que venho aqui e estou surpreendido, já até inclui um link em meu artigo sobre webdesign.

    Sobre as notas de dólar, achei interessante, mas realmente a aparência de folder fica evidente. Poderia ser melhor trabalhada na parte de trás. Além disso, achei que não combina o “coloridão” com o verde. Acho que tanto para os americanos, quanto para os estrangeiros, desligar as notas de dolar do verde total será dificil
    Abração

  • Filipe Almeida

    21/04/2010 às 1:25 pm

    É realmente a parte de traz ficou bem estranha…Gostei mais do REAL ;D
    O Dolar que fique como está…UHEUAHeaA

  • Rafael

    22/04/2010 às 8:53 pm

    EUA lançam nova nota de 100 dólares:
    http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=420971
    Achei muito poluída. As do Michael Tyznik são mais elegantes.

  • Tiago

    22/04/2010 às 8:53 pm

    Oi Bruno, gostei também da parte da frente das notas de dólar e do real também, só não gostei da ideía de ter um tamanho para cada valor, podia fazer identificação em braile também.

  • Davi Assis

    07/05/2010 às 8:20 pm

    Bom gostei das notas do Real, mas sinceramente estas notas de Dolar estão ROROZAS!
    Tão parecendo cheques :/ sem falar no texto do re-verso da nota =/

    E outra, esse braile, ao inves de ajudar os deficientes vai é atrapalhar. Imagina alguem passa a nota com um ferro e estampa outro valor em braile o resto da pra imaginar!

  • Jonas

    16/09/2010 às 4:36 pm

    Sem contar que com o uso demasiado da nota fará a parte do braile desgastar devido ao manuseio com o papel… mas o real ta mto bunito sim, e a parte de tras do dollar ta pareceno um folder realmente! Excelente tópico :D

  • Comente

    *
    *

    counter

    O Significado das Cores

    Receba gratuitamente o eBook "O Significado das Cores" onde Bruno Ávila mostra os sentimentos positivos e negativos transmitidos pelas cores, auxiliando você a eleger a melhor opção para o seu projeto.

    Coloque seu email e receba gratuitamente: