fbpx

Mercado digital: você está preparado para as novas tendências?

Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia já faz parte de todas atividades do nosso dia a dia, ou seja, desde o aplicativo que calcula o melhor momento para acordar, a maneira como pedimos um carro para ir trabalhar, até a comida encomendada para o jantar.

Assim, impulsionada pela democratização da internet e o aumento no número de venda dos smartphones, essa transformação do ambiente online tem afetado também a maneira como nós consumimos e compramos.

Nesse sentido, está englobada todas as novas estratégias de venda e consumo desenvolvidas nos últimos anos e que dependem de ferramentas recentes para que funcionem na prática.

Em outras palavras, o mercado digital surge, então, como um novo ambiente e ainda pouco explorado, com oportunidades de negócio muito preciosas. Assim, essa é uma onda que influenciou todos os segmentos de consumo e não para por aqui. Por isso, a projeção é que o desenvolvimento seja progressivo nos próximos anos, fazendo deste um ambiente altamente rentável para as empresas.

Nesse sentido, se você se interessa por esse tema e quer saber mais, continue lendo para entender todas as tendências e descobrir dicas para investir no mercado digital.

O mercado digital vem se desenvolvendo dia após dia. | Foto: Pixabay.

O que é mercado digital?

A internet trouxe diversas alterações na maneira como compramos, vendemos e consumimos. Por isso, pelo mundo todo, os números de acesso crescem frequentemente a cada ano que passa. Além disso, presente cada vez mais em todas as tarefas da nossa vida, os mecanismos online têm afetado diretamente como nos relacionamos com o mundo exterior.

Em outras palavras, a popularização do smartphone na última década acelerou esse processo, reduzindo os preços da tecnologia, democratizando seu acesso e criando novas maneiras de fazer negócio.

Atualmente, é possível utilizar o celular para realizar transações financeiras, comprar mercadorias, desenvolver orçamentos e encomendas serviços, consumir mídia, entre outras vantagens. Assim, quando falo em mercado digital, estou me referindo a todas as atividades de compra, venda e troca que acontecem utilizando o ambiente online em alguma etapa.

Nesse sentido, por mais que seja algo relativamente novo, esse nicho conta com organizações gigantes, atuando de maneira profissional para oferecer um serviço de qualidade para seus consumidores e usuários. Além disso, conta com alternativas seguras para anunciar, divulgar, comprar, pagar e vender, ou seja, nunca foi tão fácil desenvolver seu mercado no mundo digital.

Como funciona o mercado digital?

O ponto de início de todas as interações e transações no mercado digital são os dispositivos. Desse modo, eles vão estar presentes em todas as etapas, seja para pesquisar sobre um produto, realizar a compra ou até mesmo seu consumo. Atualmente, a alternativa principal a ser feita é entre PC e mobile, assim, segundo dados da empresa Statista, os acessos que tem origem de um aparelho móvel já ultrapassam 50% do tráfego global.

Nesse sentido, as empresas que possuem negócios digitais precisam estar prontas para receber essas visitas, criando páginas mais leves e adaptáveis para as telas menores, ou seja, é o que chamamos de design responsivo. Afinal, nenhum mercado que se preze sobrevive sem clientes. Por isso, o sucesso dos negócios online depende dos usuários terem um amplo acesso à internet rápida e segura. Até porque foi-se o tempo em que a conexão discada dava conta de oferecer atendimento a todas as nossas necessidades.

Desse modo, a banda larga se tornou importante para o desenvolvimento de novos serviços, por exemplo, os streamings de vídeo, que hoje representam quase metade dos dados compartilhados pela internet.

Por fim, a divisão dos serviços é outra tendência que podemos analisar no funcionamento da indústria digital. Assim, cada vez mais, são elaborados serviços dedicados a resolver demandas específicas, como pagamento, hospedagem, domínio, entre outros.

Quais são as próximas tendências do mercado digital?

Agora que você já conhece os principais aspectos do mercado digital, chegou a hora de colocar a mão na massa para adotar tudo isso no seu negócio, assim, mesmo que o seu empreendimento seja uma loja física, marcar presença no ambiente online é fundamental.

Nesse sentido, a internet já faz parte do processo decisório de usuários dos mais diferentes segmentos. Por isso, seja procurando pelo endereço e telefone, lendo as avaliações nos mecanismos de busca ou as fotos dos produtos publicadas no Instagram, o digital inevitavelmente aparece em algum processo da jornada de compra.

Assim, confira abaixo quatro dicas importantes para que você também possa desenvolver seu negócio no mercado digital e aumentar seus resultados:

  • Conhecer o seu público;
  • Conhecer o mercado;
  • Definir os canais de venda;
  • Investir na divulgação.

O mercado digital é muito dinâmico, com inovações aparecendo o tempo todo e virando o jogo de cabeça para baixo. Além disso, a velocidade com que as tendências chegam é cada vez maior e, de maneira muito rápida, o que era novo ontem pode ser ultrapassado hoje.

Por isso, quem quer trabalhar no ambiente digital precisa estar sempre observando as inovações, lendo e se informando sobre o que está em alta no mercado. Assim, descubra abaixo as 5 principais tendências que você precisa conhecer para se manter atualizado:

  • Mobile Marketing;
  • Transmissões ao vivo;
  • Conteúdos visuais;
  • Realidade Virtual e Realidade Aumentada;
  • Geomarketing.
Entender o mercado digital pode destacar a sua empresa em relação aos seus concorrentes. | Foto: Pixabay.

O mercado digital faz parte do dia a dia das pessoas, aparecendo em diversas situações. Por isso, o número de pessoas na internet só cresce e com a popularização dos smartphones, consequentemente, a tendência é que a integração entre os mundos online e físico seja cada vez maior.

Além disso, toda essa tecnologia trouxe também alterações na maneira como as pessoas compram e consomem, inaugurando uma nova sorte de oportunidades de negócio. Essa estratégia é uma realidade, assim, entender o que é mercado digital é importante para a sua empresa ser notável no mercado.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter à disposição esses recursos e ainda conhecer cases de sucesso e êxito do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se.

Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *