Internet: do cavalo ao trem-bala em apenas 10 anos

Você lembra quando você ficava com inveja daquele seu amigo que tinha uma conexão maravilhosa de 128kb enquanto você ainda usava modem Motorola de 56kbps? Pois é, 10 anos depois a internet em alta velocidade já é uma realidade principalmente nos países mais desenvolvidos.

Apesar de muitos ainda reclamarem das velocidades presentes no Brasil, pelo menos na maior parte das grandes cidades já temos conexões com mais de 1 mega por valores inimagináveis para quem pagava 100 reais por uma conexão de 128kb há 10 anos.

Sem falar no crescimento enorme de usuários de internet nos últimos 10 anos no Brasil. Percebi claramente isso dias atrás quando um rapaz humilde veio fazer a manutenção de meu ar condicionado. Feliz por ter comprado um computador em 10x de 70 reais, com monitor LCD e tudo + internet de 5 mega por apenas 49,90/mês. Que maravilha.

E esse boom da Internet não ocorreu só por aqui. Para que você possa visualizar melhor esse crescimento mundial de usuários e banda, a WebHostingBuzz produziu o infográfico abaixo. É curioso ver o crescimento vertiginoso na América Latina e a disputa entre o inglês e o mandarim pelo idioma que domina a rede. Veja que interessante:

 

From Horseback To Bullet Train: The History Of Internet Usage And Speeds

Infographic: From Horseback To Bullet Train: The History Of Internet Usage And Speeds by WebHostingBuzz

Para o Alto e Avante!

Um pequeno menino risonho e falante, que gosta de arroz, batata-frita e chocolate. Sua diversão é fazer layouts, publicidade e cursos marotos para alunos supimpas. E nas horas vagas, claro, trabalha um pouquinho. ;D

2 Comentários

  • Paulo

    01/04/2011 às 1:52 pm

    Muito bom esse post! Mas sou do tempo que a maioria era de 28k. Quem tinha um modem de 56 (principalmente o famoso “US Robotics”) era “o cara”, conseguiamos uma conexão real de 12.. 15k! Para baixar uma musica em mp3, no mímimo 1 hora, hoje, 10 segundos rsrs..

    Querido Paulo, sou do tempo dos 2400kbps, mas aí não são 10 anos e sim 20 anos de internet, hehehe! No texto me me atentei aos últimos 10 anos já que o gráfico explora essa época. ;)

  • Maxwel Oliveira

    02/04/2011 às 6:47 pm

    Poxa eu me conectava somente meia-noite caso contrario a conta do telefone ia bater no teto. hehe
    Serviços como youtube não poderiam existir nem nos meu sonhos ou mesmo vídeo conferência.
    Hj já cheguei a ter 10Mb, mas como estou fora de casa tenho que me contentar com 256kbps.:-(

  • Comente

    *
    *

    counter
     

    O Significado das Cores

    Receba gratuitamente o eBook "O Significado das Cores" onde Bruno Ávila mostra os sentimentos positivos e negativos transmitidos pelas cores, auxiliando você a eleger a melhor opção para o seu projeto.
    Coloque seu email e receba gratuitamente: