Tudo sobre Web Design e outras firulas.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Email
  • Quer ser um Web Designer?

    Bruno Ávila ajudará você, mostrando todos os passos de como iniciar na profissão, em seu novo livro "Quero ser um Web Designer!"

    O outro lado dos sites de compra coletiva

    A oferta parece tentadora, o desconto é maior que 60%, o gerente deve ter enlouquecido. O preço é inacreditável e falta menos de 1 hora para encerrar a promoção. O jeito é comprar rápido para aproveitar essa mamata. Uma mamata que pode sair caro.

    Por todo Brasil pipocam sites de compra coletiva, é algo que já virou moda. Essa febre tem um sentido muito claro: site de compras coletiva dão dinheiro, principalmente para o dono do site, já que são poucos os custos de manutenção e um alto número de compras. Geralmente o dono do site fica com uma porcentagem em cima da venda de cada produto. Aparentemente a cadeia parece ser vantajosa, ganha o comprador que adquire um produto ou serviço por um valor bem abaixo do praticado, ganha o dono do site que leva uma porcentagem em cima de cada venda e presume-se que o anunciante também ganhe, já que o seu produto ou serviço fica conhecido de forma rápida, levando o cliente a experimentar o produto e mesmo oferecendo o serviço por um valor bem abaixo, aquele enorme desconto retorna como investimento em publicidade.

    Falando assim parece tudo perfeito. Porém na realidade a coisa não funciona bem assim.

    Num primeiro momento quando conheci esses sites achei a idéia muito legal. Passei a ficar ligado nessas promoções e comprar aquilo que realmente eu me interessasse. Porém, foi na hora de usar os cupons de desconto que comecei a perceber alguns agravantes que não casam com essa cadeia perfeita de publicidade e venda.

    O problema é muito simples de se imaginar. Digamos que você tenha comprado um Yakissoba por 7 reais quando na realidade ele vale 20. Uma verdadeira pechincha. Ao chegar no restaurante, você se acomoda e chama o garçom. Ao dizer que está com o cupom de desconto, o semblante do garçom muda. O sorriso some. Ele entrega o cardápio e diz “Olha, somente o Yakissoba tá no desconto, hein! O resto não tá não.” Nada mais deselegante. O sentimento é que você está ali como um aproveitador.

    A partir daí o péssimo atendimento se inicia. O prato demora pra chegar, você chama o garçom e ele não aparece, o Yakissoba parece mal feito, ao pedir o cardápio novamente ele joga na mesa sem o menor cuidado e por aí vai.

    Muitos aqui já devem estar com raiva desse garçom mas dentro dessa cadeia ele é o menos culpado. Já explico o porquê.

    Passeando pela net encontrei esse excelente post de Rodolfo Araújo comentando um artigo de Edelman, Jaffe e Kominers e outro estudo de Utpal M. Dholakia, todos publicados pela Harvard Business School

    No primeiro artigo, os autores levantam a dúvida em relação ao lucro que o anunciante tem com sites de compra coletiva. Afinal, é difícil ter lucro direto com descontos tão exorbitantes. Logo, o lucro seria indireto, vindo daqueles clientes que adquiriram o desconto mas que depois voltaram à loja pagando o preço cheio. É nessa hora que o lucro se realiza.

    O problema é que nem todos os anunciantes estão preparados para receber uma demanda mais alta. Alguns sequer possuem um sistema de fidelização de clientes ou funcionários treinados para receber esses novos clientes. É aí que entra o estudo de Dholakia.

    Dholakia diz que nessa cadeia criada pelo site de compras coletivas, se pensou naquele que compra (cliente), naquele que anuncia e no dono do site de compras coletivas. Porém não pensaram num elemento chave em todo esse processo: o funcionário.

    Ora, imagina o funcionário daquela gráfica, acostumado a receber 20 clientes por dia. De repente passa a receber 100, 200, 300 clientes. Como você acha que o coitado vai atender você?

    Vamos pensar no garçom daquele restaurante chique, acostumado a atender 5 a 10 mesas por período, todos de clientes muito educados e compreensíveis. De repente o garçom passa a atender 50 a 80 mesas de clientes reclamando de tudo depois de ter pagado uma merreca e sem nem pagar a taxa de serviço ao garçom. Como é que ele vai trabalhar feliz?

    Isso sem falar no cozinheiro, coitado, trabalhando feito uma mula e ganhando o mesmo salário de sempre.

    É claro que o atendimento será péssimo, gerando uma experiência ruim para o cliente e fazendo com que ele não volte nunca mais a pisar na loja, sem falar na propaganda negativa que dezenas de clientes irão fazer. Resumindo: o desconto que o anunciante deu saiu pela culatra, ao invés de reverter em publicidade positiva, tornou-se publicidade negativa.

    Aí imagina o show de negatividade: o cliente fica insatisfeito com a loja. O funcionário fica insatisfeito com o cliente e com o dono da loja que inventou de anunciar naquele site terrível que só deu dor de cabeça e trabalho sem aumentar a gratificação. E o dono fica insatisfeito com o cliente que pagou pouco e saiu reclamando, com o funcionário que atendeu mal e não entendeu que aquilo era um investimento em publicidade e com o site de compras coletivas pois se ele não tivesse anunciado, essa desgraça toda não teria acontecido.

    Além disso, mesmo se os funcionários atendam bem e a experiência for positiva, os artigos questionam se realmente os clientes voltam para pagar o preço cheio. A dúvida é em relação ao porquê do cliente consumir aquele produto. A hipótese levantada é se há grupos de consumidores que não pagam preço cheio, só consomem se o produto estiver com desconto. Acredita-se que esse tipo de cliente dificilmente voltará pagando o valor cheio. E se o grupo com esse tipo de consumidor for em grande número, o prejuízo é certo.

    Taí uma boa sugestão de pesquisa para monografia ou tese. Smiley piscando

    E vocês? Já passaram por problemas semelhantes em suas experiências de compra coletiva? Conta pra gente!

    Para o alto e Avante!

    Um pequeno menino risonho e falante, que gosta de arroz, batata-frita e chocolate. Sua diversão é fazer layouts, publicidade e cursos marotos para alunos supimpas. E nas horas vagas, claro, trabalha um pouquinho. ;D

    84 Comentários

  • Guilherme

    27/01/2011 às 12:19 pm

    Cara, vc deu um azar fu***o. Várias vezes comprei esses rodízios e etc, em nenhuma daz vezes fui mal atendido ou torceram a cara para mim.

    Melhor sorte na próxima vez.

    Abração!

  • Natalia

    27/01/2011 às 12:19 pm

    De atendimento ruim eu sofro sempre, mas quando digo que tô com cupom a coisa fica inacreditável! Não acho que os garçons são “coitadinhos”. Deve ser realmente ruim atender “do nada” tanta gente, mas a longo prazo pode ser bom. Quando compro cupons, eu volto no lugar se gostei da comida, claro. Posso gostar ou não, e voltar em consequência dessa experiência. Mas se o atendimento foi ruim, não tem comida boa que me faça voltar, não volto DE FORMA ALGUMA! Então de cara eles já perderam eu e meu acompanhante de clientes mais todas as pessoas do nosso círculo de amizade.
    Acho que os atendentes em geral deveriam tratar melhor o cliente, isso já acontece sem cupom da mesma forma, o cupom é apenas uma “desculpa”. Eles sempre deixam você com a sensação de que estão fazendo o maior favor do mundo para você…

  • Natalia

    27/01/2011 às 12:21 pm

    Acho a ideia de sites de compra coletiva genial. Só falta os donos serem geniais também ao fazer com que os funcionários cumpram sua parte na hora de seduzir o cliente. É uma ferramente de mão cheia para conseguir vários de uma vez.

  • Diego Bittencourt

    27/01/2011 às 12:22 pm

    Muito bom, eu nunca “usei” nenhum site de compras coletivas, pq eu sempro vejo as pessoas falarem mal justamente do serviço dos estabelecimentos.

    Ainda penso em um dia usar esses descontos, pois acho q não temos como fugir muito deste atendimento ruim.

  • Rafael Gois Tomaz

    27/01/2011 às 12:43 pm

    Realmente, nós que chegamos com o cupom somos tratados com indiferença. Tantos pelos funcionários de atendimento como garçons, como também pela gerencia.

    Já teve um caso que a própria dona do estabelecimento sobrecarregada e com um imenso mal humor, nem olhou na minha cara e leu o cupom devolvendo-o dizendo que precisa de uma assinatura de um responsável. culpa também da falta de comunicação entre o site e seu cliente.

    Parabéns pelo post.

    Abraço

  • Elton

    27/01/2011 às 12:51 pm

    Existe um preço a se pagar por tudo. No capitalismo jamais nada será de graça. Se há um grande desconto, em algum lugar do processo isso será reequilibrado: na qualidade do atendimento e do produto, no prazo de entrega, no salário dos funcionarios envolvidos, etc.
    Neste momento em que todos oferecem descontos exorbitantes (pois está acessível a qualquer empresa/estabelecimento), o peso da marca e experiencias anteriores com o produto farão toda a diferença sobre qual produto o cliente vai escolher. E esse contexto também servirá para alavancar diversos produtos e marcas desconhecidas, através dos descontos eles ganharão um lugarzinho ao sol.

  • Shanna Capell

    27/01/2011 às 1:05 pm

    É melhor então escolher uma oferta que não tenha sido comprada por tanta gente, mas o certo seria atender bem em qualquer situação, o que é difícil achar no Brasil com ou sem oferta.

  • Bruno Vinícius

    27/01/2011 às 1:14 pm

    Muito bom o artigo!

    Eu passei por uma experiência muito parecida. A empresa em questão era um lavação automotiva, que oferecia o serviço a preço de banana, mas ao tentar agendar uma lavação, não tinham vaga para os próximos 2 meses. Na insistência, consegui um horário na hora do almoço, mas ao chegar lá, os funcionários disseram que não iam lavar meu carro, pois tinham pessoas pagando bem mais que eu, para fazer outros serviços e teriam prioridade!

    Isso ainda vai dar muito pano pra manga!!

    Até!

  • Piero Di Carlo Dalla-Bona

    27/01/2011 às 1:30 pm

    Muito interessante seu ponto de vista.
    Ainda não havia pensado e visto por este ângulo.
    Creio que deva ser adotado realmente uma melhor estratégia para se trabalhar, e digo em todos os envolvidos no processo.
    Ótimo post. Avante, sempre!
    Abraço, Piero.

  • Fernando Parreira

    27/01/2011 às 1:32 pm

    Concordo com Elton que diz que no sistema capitalista o processo em algum momento será reequilibrado. E acredito que não existe mágica. Sempre que vejo um desconto fora do padrão, para mim ja é motivo de descrédito. Nunca comprei em sites de compra coletiva. O post do Bruno me fez lembrar dos produtos chineses que chegam no Brasil a preço de banana, mas são industrializados utilizando mão de obra quase escrava. Tudo tem seu preço.

  • Lailton Leal

    27/01/2011 às 1:32 pm

    Agora imagina os cupons destinados aos salões de cabeleireiros. Como um salão que atende 10 clientes, por exemplo, consegue atender 20,30,50 novos clientes, mantendo-se a mesma estrutura de espaço físico e de colaboradores?

  • Alexandre Nasiasene Gomes

    27/01/2011 às 1:44 pm

    Realmente o que é mais crítico nisso tudo é o despreparo em toda a cadeia do desconto: da falta de comunicação entre o site e a empresa e os clássicos problemas com o mal atendimento. Isso se resolve com um planejamento de marketing a longo prazo, não focado na urgência, fruto de um planejamento estratégico da empresa. isso ajuda e muito a definir aquelas questões clássicas do mix do marketing como os 4P’s de marketing: produto, preço, praça (ou canal) e promoção (ou comunicação) e promoção e a focar em outros 5ps mais importantes: O Poder dos 5 Ps focado na execução de estratégias –performance, produto, processo, pessoas e paixão.
    (artigo: http://migre.me/3L2zu)

  • Jorge Calixto

    27/01/2011 às 1:46 pm

    Duas observações:
    1) Um exemplo é uma pousada que possui 3 ou 4 tipos de tarifas dependendo do tipo da suite, nesse exemplo a mais barata custa em torno de 200 reais, dai eles colocam um valor de 300 com um desconto de 150 reais, nesse exemplo ainda teremos um desconto, mas pensem bem, corremos o risco de pegar a pior suite da pousada e ainda eles apenas permitem nos dias de semana e nunca em feriados prolongados. Várias dessas ofertas se você ligar e negociar em dinheiro você consegue pelo mesmo preço, portanto, essa vantagem na verdade pode não existir.
    2) Acho que a vantagem é quando uma empresa possue um produto e está querendo se promover, mas um produto de alguma marca conhecida, assim podemos comparar o preço e verificar se o desconto vale a pena.
    3) Tem que tomar cuidado quando é prestação de serviço, não sabemos muitas vezes a quanto tempo essa empresa está no mercado e também não temos referências a respeito.

    Essas são minhas opiniões pessoais e ninguém é dono da verdade

    Um abraço

  • junior

    27/01/2011 às 1:52 pm

    Só falta você dizer qur no final o dono do estabelecimento insatisfeito não paga a Agência Web que por sua vez não paga e motiva seus funcionários que brigam em casa com a mulher e cometem suicídio.

    Pô meu viajou total!!!

  • Eloi Marques

    27/01/2011 às 2:12 pm

    O que as vezes vejo nestes sites é serviços que valem R$ 50 oferecidos a R$ 100 com 50% de desconto. Ai é soh atendimento ruim e experiencia ruim

  • Nivea

    27/01/2011 às 2:20 pm

    Oi galera! Parabéns Bruno pelo artigo… muito bacana como sempre! Poisé adquirimos cupons pra uma tradicional casa de chá de SP… aniversisário da minha prima e o atendimento no geral foi péssimo… nos “jogaram” literalmente numa salinha sem nenhuma regalia.. ar-condicionado… várias atendentes.. esquece.. até o show de dança do ventre foi reduzido.. o barato saiu cara no final… fora a pressão psicológica.. tipo de tempos em tempos vinha alguém avisar que naquela saleta a permanência era menor.. 1 hora… no caixa ainda sumiram c/ meu voucher…putz.. no final a gerente deu o desconto pra não rolar um barraco… pra nós o conceito do lugar desceu muito, enfim essa foi nossa experiência… quase sempre nesses sites colocam um preço cheio ou final exorbitante.. irreal.. e c/ desconto seria o preço c/ desconto msm.. o normal.. abçs, até mais!

  • Luiz Fernando Colman

    27/01/2011 às 2:20 pm

    Engraçado que é bem por aí mesmo. Fora que parece que a comida foi feita em outra panela.
    Sempre comi Kebab aqui em Londrina e a lanchonete fez uma oferta destas.
    Adorava o lanche deles, mas o da promoção foi terrível.
    Outro caso foi um rodízio de pizzas. Nunca tinha ido nesta pizzaria. Comprei a oferta e fui, pra nunca mais voltar. Só tinha pizza de milho. Queimou o filme comigo.
    Bom, antes de ser feita uma oferta destas, melhor mesmo é se preparar para a enxurrada de clientes que estas ofertas trazem para o seu comércio.
    Outro ponto ruim é que nós começamos a ficar mau acostumados e isto é ruim ao mercado, pois sempre vamos atrás destas super ofertas.
    Quem ganha mesmo é só o dono do site.

    Abraços

  • Tio_Wlad

    27/01/2011 às 2:34 pm

    Recebo umas 5 cotações toda semana para construir os tais “Sites de compra Coletiva”. Particularmente acho isto um modismo como tantos outros, não vejo futuro nisto basicamente por um velho e bom conselho Americano: Não existe almoço Grátis ! Alguém fatalmente haveria de pagar o pato nesta estranha negociação em que alguns produtos e serviços são ofertados a 80% OFF, milagre D+ para minha cabecinha. Talvez futuramente com uma linha de descontos de 10 a 15% este troço venha a dar certo ! Como a maioria das novidades na rede, muita gente há de ganhar muito dinheiro, muito rapidamente e a longo prazo irá desaparecer como tantas outras coisas… eu cá não perco meu tempo em construir tais coisas…
    A Análise do Brunoso foi providencial e levanta apenas uma ou duas das péssimas relações de consumo que tais programas sustentam… Para o ALTO e AVANTE,,,hehehheheheh e sem descontos na velocidade……

  • Diogo

    27/01/2011 às 2:38 pm

    Ue!? Mas isso também não acontece com anunciantes em jornais, revista e televisão? Gastam fortunas em anuncios e o serviço ou produto não funciona como na propaganda!?
    Meu caro Bruno, eu diria que dessa vez você deu azar! Tente novamente mais tarde. E pode ligar o “desconfiometro”, pois as compras, por terem descontos gigantesco, devem passar por um olhar cuidadoso da parte de quem compra.
    Em algumas promoções, existem regras que garantem ao funcionario do estabelecimento (no caso de restaurantes), receber a comissão de serviço (10%), sobre o valor real do produto (o que acho justo)!
    A regra de que quando a esmola é grande o cego desconfia, ainda vale na compra coletiva.
    Essa “midia” ainda é muito nova, vamos esperar mais um pouco e ver o que acontece no futuro bem próximo!

    Abraço a todos!

  • Itamar Mariano

    27/01/2011 às 2:55 pm

    no Mundo CAPITALISTA (FDPs) as pessoas pensam somente em ganhar, nao se preocupando com a qualidade e satisfaçao das pessoas….TODOS QUEREM SOMENTE GANHAR A QUALQUER CUSTO.

  • Diogo

    27/01/2011 às 3:07 pm

    Ah, deixa eu deixar umas dicas para quem quer aproveitar as compras coletivas…

    1) Dê preferências as promoções com validade maior. No mínimo 4 meses.

    2) Evite tentar usar o seu cupom de desconto logo após a sua liberação para uso. Todo mundo corre para usar logo o cupom! Vá com calma… os últimos serão os primeiros!

    3) Coloque-se no lugar do estabelecimento. Faça as perguntas: Tenho condições de atender essa quantidade de cupons? Se sim, consigo manter a mesma qualidade?

    4) Desconfie de grandes descontos.

    5) Pesquise o valor do produto no mercado, as vezes o valor real é superfaturado, para que o desconto pareça maior e as vezes você acaba pagando o mesmo valor de mercado com apenas 10% de desconto que você consegue pagando à vista!

    6) Ao adquirir uma compra coletiva, não pense apenas em ganhar a vantagem do baixo valor e sim em ter uma oportunidade, uma experiência de conhecer um novo produto ou local. Se você tem uma postura diferente, será atendido de forma diferente. Eu sempre consumi bem mais no local do que apenas o cupom de desconto! Leve amigos com você, indique se o local for bom.

    7) Dê preferêcias a cupons com quantidade máxima de venda limitada e na realidade do negócio.

    8) Se for uma experiência ruim, reclame com o site coletivo que comprou, peça seu dinheiro de volta. Você tem direito a isso. Os sites de venda coletiva possuem termos de contrato que garante o cumprimento das regras apresentadas.

    9) Use seus direitos, por incrivel que pareça o Brasil tem um dos códigos de defesa do consumidor mais modernos e completos do mundo e ao mesmo tempo um dos povos mais acomodados do universo!

    Valeu galera!

  • marcos cavalcante

    27/01/2011 às 3:17 pm

    Já utilizei dos serviços de descontos dos sites de compra coletiva. E decepcionei-me com a falta de preparo nos atendimentos, na ponta. Alguns locais nao possuem estrutura. A culpa, entretanto, naõ é do site, mas dos anunciantes, que imaginam – erroneamente – que quanto maior o numero de clientes, melhor. Pior pra eles.

  • Edinelson

    27/01/2011 às 3:22 pm

    Haha! Imagina na nossa área como seria…Vendo 5 sites por mês, cobrando o preço justo, e resolvo fazer um anúncio em um site de compras coletivas com um desconto de 80%. Logo eu terei 40 projetos no mês, cobrando menos que os “sobrinhos” recém formatos nessas escolas de webdesign da vida.
    Não vou conseguir atender a essa demanda, os sites vão demorar a sair, os clientes vão ficar no meu pé(e olha que são 40 clientes de uma vez!), ficarão com certeza insatisfeitos pelo serviço e prazo, e nunca mais vão me procurar pra fazer um bannerzinho que seja rsrsrs. Realmente não vejo vantagem nisso. Parabéns Bruno! e obrigado por compartilhar esta informação, eu já estava quase fisgado pelas ofertas exorbitantes desses sites. Ufa!

  • Davi

    27/01/2011 às 3:36 pm

    “Isso sem falar no cozinheiro, coitado, trabalhando feito uma mula e ganhando o mesmo salário de sempre” – Bruno, morri de rir ao ler essa frase, hehehehe.

    Bom artigo, boas considerações. Esses sites de compra coletiva PODEM ser bons exemplos de tiros que saem pela culatra. Eu disse PODEM porque tudo depende de tudo, o anunciante, o cliente, o produto, etc. Em alguns casos é uma boa solução, em outros um inferno…

    Abraço!

  • Nina

    27/01/2011 às 3:51 pm

    Ei, Bruno,

    faltou dar o crédito do texto, né? É do Rodolfo Araújo, e não seu:

    http://www.naopossoevitar.com.br/2011/01/a-febre-das-compras-coletivas.html

    Coloca aí!

    Na realidade eu dei o crédito ao mencionar o artigo do Rodolfo e linká-lo. Porém não copiei o texto do Rodolfo, esse texto foi todo feito por mim e o próprio Rodolfo pelo Twitter me agradeceu por ter comentado o artigo dele. “@raraujo @brunoavila Olá Bruno, obrigado pela citação do meu texto! Um abraço, Rodolfo.”

  • Patricia Regina

    27/01/2011 às 4:28 pm

    Eu também comprei algumas coisas nesses sites de desconto… alguns dos serviços são prestados como se fossem amostras grátis… viu.. só para sentir o gostinho de como seria, e muitas vezes nem tão barato assim… acontece de anunciarem uma coisa e no local fazerem outra e pela metade… só compro se estiver muito claro o que irão fazer. Comprei um bolo de chocolate, 20 reais, o que veio, um bolo do tamanho de uma fatia… propaganda enganosa. Alguns desses se há problema com a empresa, nem devolvem o dinheiro, perdeu , perdeu… eu havia comprado o tratamento em um salão, marquei horário para uma data longe, mas quando perto da data liguei para o local e ninguem atendia… pelo menos o site estornou o meu pagamento…. definitivamente, devemos separar o joio do trigo… concordo com o artigo, o dono do site ganha muito… só que os clientes são prejudicados com amostras pagas do serviço… =(

  • Wanderley

    27/01/2011 às 4:59 pm

    rs… tanto faz com cupom sem cupom nós seremos mal atendido sempre, tudo depende de sua aparência e do dindin que você deixa ao atendente, em todos os lugares os atendentes já sabe quem são os cliente que irão da um dindin extra. Bruno a coisa não é na compra coletiva. (Isto é inclivél). É primeira vez que bola uma idéia que o cliente vai ter lucro. A gente sabe o que está fazendo, se será bem atendido ou não, é outro porém. O que tem de ter um alerta é a quantidade de profissinais que oferecem serviços na web,(DEPOSITA, LIBERO OU COMEÇO O SERVIÇO), não existe ninguém que libera serviço na web sem depósito, é isso que tem que acabar, Aproveito está oportunidade pra dizer “NA WEB É ASSIM A GENTE PAGA 1,2,3 ATÉ ACERTAR UM” Principalmente quando você precisa de um site. Abaixo os picareta que diz deposita, temos que inverter isso, primeiro eles tem que mostrar o serviço. Compra coletiva/Leilões pelo menos vc pega o cupom. O site coloca a disposiçao, o anunciante é responsável. Se não cumprir, pau nele.

  • Diego

    27/01/2011 às 6:12 pm

    É um argumento antropológicamente aceitável, mas vale a força do capital. O capitalismo reina soberano em meio as nossas preocupações sociais. É o mundo, ou você acha que alguém, ao abastecer o carro ou enterrar um parente, se compromete com o bem estar da base da cadeia produtiva.

  • Fernanda Prevedello

    27/01/2011 às 7:05 pm

    Bruno, concordo em tudo que você disse, comigo não foi tão trágico assim. No meu caso, eu preciso fazer escova progressiva, adoro ter meu cabelo liso, já usei 2 vezes em dois lugares diferentes o serviço. De pronto não tiveram diferenciações comigo e sim antes, eu agendava um dia, digamos que sábado que dia de alta demanda, dois dias antes de chegar o meu agendamento recebo um telefonema para reagendar, eu disse que sem problemas, e reagendi. Óbviamente foi para abrir vaga para uma cliente “pagante”. Depois de uma semana agendando para o mesmo dia da semana e horário, me ligaram de novo querendo reagendar, daí eu percebi a tramoia e recusei, fiz questão de ser atendida no mesmo dia.

    É evidente que tanto alguns sites de compras (os aventureiros) e os estabelecimentos não se encontram preparados para receber esse aumento de 1000% na demanda, mas aos que conseguem rebolar com simpatia, sangue nas veias fez o que uma das vezes me aconteceu. A simpatia e atendimento na hora foi tanta que ela ainda me vendeu um plano de depilação e pé e mão.

    Então também cabe a cada um “vestir a camisa” e fazer a sua propagando ao invés do “boca-a-boca”, o “cara-a-cara”.

    Vale lembrar que o cliente também tem que se fazer valer nessas horas e não se sentir rebaixado porque pagou com desconto, tem que ser mais exigente ainda! #prontofalei!

  • Israel Sousa

    27/01/2011 às 7:14 pm

    Olha só Bruno, gostei demais desse artigo, eu havia até pensando em inserir este tipo de serviço em meu site de anúncios http://www.shopmossoro.com.br porém, em Mossoró(cidade em que moro) já fizeram um site no estilo, e olha só a oferta do dia no site, veja você mesmo e analise se este tipo de oferta tem condições ou se o cliente realmente ficaria satisfeito.

    Para o alto e avante \o

    http://www.mossoro.mossorourbano.com.br/team.php?id=6

  • Augusto

    27/01/2011 às 9:44 pm

    Discordo inteiramente. Já usei mais de 20 cupons e comigo acontece exatamente o contrário: sou MELHOR atendido quando vou a um estabelecimento com cupom de desconto. O cupom leva os funcionarios a pensarem que você é um novo cliente, então fazem de tudo pra agradar, dão comida extra, capricham na porção, pra tentar fidelizar o cliente.

    Concordo com quase todo mundo aqui, vc deu um tremendo azar.

  • Rodrigo

    28/01/2011 às 9:22 am

    Olá,
    Concordo que em muitos casos “o barato parece sair caro” por conta desses mal tratos, seja do funcionario ou gerente do estabelecimento.
    Mas alguns locais, q realmente enxergam as compras coletivas como boa estratégia de venda, tem mudado um pouco seu atendimento.
    Fui já em um local que mesmo com o cupom de desconto era preciso ter hora marcada, assim evitava superlotação e stress na sua equipe interna.

  • Elenilton Freitas

    28/01/2011 às 9:24 am

    Sempre haverá quem não saiba lidar com o público; quer este tenha um cupom quer não. Os sites de compra coletiva deveriam filtrar seus clientes ou excluir esses estabelecimentos que tratam os ganhadores de cupons de forma indiferente. Mas, como vivemos num mundo capitalista…

  • Ed Mendonça

    28/01/2011 às 10:35 am

    Rapaz, eu já fiz várias compras em sites de compras coletivas. Mas eu desenvolvi uma tática:
    Eu chego no estabelecimento, peço o que quero e curto o momento. No final, no momento de pagar a conta eu apresento o Cupom. Pronto, o atendimento foi ótimo, não tive esperiência negativa e tudo deu certinho.
    Ocorreu uma vez, em um restaurante onde fui comer uma picanha que na hora de pagar a conta eu apresentei o cupom. O dono do restaurante fez beiçinho e tal.. Eu fui meio duro com ele: “Eu comprei o cupom, paguei por ele e você vai me cobrar o que é de direito. Se você não aceitar, além de ir ao Procon eu nunca mais volto aqui”.

    Putz, o cara mudou a cara na hora, cobrou o certo. E ficou tudo bem. Não voltei lá ainda, mas a picanha estava ótima.[]s.

  • Edmundo

    28/01/2011 às 10:36 am

    O mercado brasileiro (tanto vendedores e prestadores de serviços como os próprios consumidores) não sabe o que é fidelizar clientes.

    Se soubessem:
    - o tratamento em qualquer estabelecimento seria diferenciado
    - não precisariamos de PROCON
    - pagariamos um preço mais justo
    - a opinião do consumidor seria respeitada
    - veriamos cada vez mais serviços com “a nossa cara”
    - boicotar seria uma prática que traria resultados

    Aqui no Brasil, falando português claro, você compra o produto (ou serviço), se gostar ótimo, a empresa sai satisfeita, você fica satisfeito.
    Mas se você não gostar, você se f*deu! Eles não querem saber de reclamações não, acham ruim!
    Não se interessam se você vai espalhar pra terceiros que não gostou deles ou não, pois existem outros que comprarão.

  • Fabio

    28/01/2011 às 11:19 am

    Fui num restaurante japones que demorou 1 hora para trazer o tal prato da promoção. Vi pessoas chegando depois que eu e já comendo, e eu só olhando. Não sei se foi azar ou quando o pedido chegou na cozinha o pessoal de lá comentou: Ihhh mais um daqueles, vai esperar….Só não posso reclamar que comi comida fria…

  • Tácio Belmonte

    28/01/2011 às 1:47 pm

    Não podemos pegar um fato e generalizar!Acredito que até em situações onde não há descontos, somos destratados e mal atendidos!Basta vc ir a uma loja de roupas super conceituada mal vestido que você não vai ser bem atendido!Apesar de que a sua explanação bruno tem fundamento.Realmente, é uma reação em cadeia, mas acredito que existem empresas e empresas.
    Eu também já comprei em sites de compras coletivas e o atendimento que eu tive foi como das outras vezes quando não havia essa nova “moda”.

  • Jane

    28/01/2011 às 2:21 pm

    Nada a ver.

    Se o tiro sai pela culatra, com um atendimento ruim, então o estabelecimento todo é ruim, não só o cara que te atende. Nesse caso, estão fazendo propaganda de um produto/serviço sem qualidade.

    O mané da história é o dono do negócio que não preparou bem os funcionários e não sabe nada sobre administração. Nesse caso, você vai dar o azar de conhecer um lugar ruim, mas pagando pouco. Já fui a muitos lugares pagando na íntegra e não fui bem atendida.

    Já usei pelo menos 3 cupons em restaurantes, avisava que tinha comprado do site assim que chegava e sempre fui bem atendida nestes lugares.

  • Nina

    28/01/2011 às 3:41 pm

    Bruno, desculpe-me. Eu errei, você está certo, o Rodolfo foi linkado e citado corretamente.

    Desculpas, novamente!

  • Felipe

    28/01/2011 às 3:50 pm

    Não vejo desta forma Bruno. Acho muito vantajoso para todos e um ótimo meio de publicidade. agora com certeza todos devem se preparar para a promoção, até mesmo quem vai realizar o atendimento, alias, principalmente que vai realizar o atendimento. é como já disseram aqui, atendimento é tudo.
    um abraço a todos!

  • Claudio Roberto

    28/01/2011 às 10:13 pm

    Olá Pessoal, tudo bem?!

    Percebi isso ao comprar um terno bacana com um ótimo desconto.

    Quando cheguei à loja para retirar a vendedora praticamente jogou o terno no balcão e nem me ofereceu a oportunidade de ir ao provador pra ver como ficava, eu que tive que pedir pra ver se ficava bom.

    Já minha esposa pegou um cupom pra fazer limpeza de pele e foi bem atendida.
    Claro que incentivaram a fazer várias sessões mais até aí faz parte de qualquer negócio, né? ;)
    Neste caso valeu a pena.

    Abraços e vamos aos descontos =D

  • Marcela

    29/01/2011 às 12:11 pm

    O ponto de vista é interessante e você levantou vários pontos importantes no seu artigo, mas TODO consumidor está sujeito a essas desventuras que você narrou, pagando “merreca” ou preço cheio. Acho que deveríamos incentivar cada vez mais esse tipo de serviço. Tudo que é novo leva um tempo para se adaptar e se tornar eficaz e eficiente. O jeito é ficar de olho e se manifestar!

  • Bruno Ávila

    29/01/2011 às 1:39 pm

    Amigos, venho recebendo alguns comentários de donos de sites de compra coletiva que entram aqui para opinar positivamente dizendo que esses sites são uma maravilha falando como consumidores quando na realidade são donos de sites de compra coletiva. Sugiro vocês comentarem como donos desses sites e não como consumidores. Isso pode levar a má interpretação, como SPAM e táticas de marketing de guerrilha. Estamos de olho.

  • Ueuler

    29/01/2011 às 4:53 pm

    Existe também um outro problema, o Oferta Única não cancela sua inscrição e não para de te enviar e-mails. Não possuem opção de cancelamento de recebimento de email encerramento de conta.

  • augusto

    29/01/2011 às 5:09 pm

    pq UM restaurante fez merda, vc vai falar q tdo o sistema eh falho?

    pobre do dono, que gastou com essa publicidade e ficará com o restaurante queimado

  • Raphael

    29/01/2011 às 5:12 pm

    De inicio achei as compras coletivas uma ideia bacana, mas com o passar do tempo o que se ver, é empresas se queimando no mercado por não conseguirem atender com qualidade e a decepção de muitos clientes.

  • Stoma

    30/01/2011 às 1:17 pm

    Nunca comprei nesses sites mas o que o Bruno disse me parece real, apesar de que nem sempre é preciso de um cupom para ser mal atendido.

    E como um desenvolvedor web, vendo esta oferta http://www.mossoro.mossorourbano.com.br/team.php?id=6 posso dizer uma coisa: só vai sair nhaca daí!

  • Brenno Sacramento

    30/01/2011 às 2:26 pm

    Tem coisas no Brasil que nunca funcionarão, porque no Brasil, TODO MUNDO QUER SAIR NA VANTAGEM. Obeserva uma roda de conversa… se alguém conta um caso ruim que ocorreu na sua vida o outro conta um pior e outro pior e assim vai…. Isso é o povo brasileiro, sempre na vantagem.

    Os sites de compras coletivas é uma via de mão dupla… pode ser bom como ruim. Mas para um bom pechincheiro, deixo uma dica importante. AS EMPRESAS DE VENDAS COLETIVAS COBRAM 50% DE COMISSÃO.

    Agora pega essa ferramenta e use a LÁBIA… chegando para o comércio (principalmente aquele que o dono fica no caixa ou em hotéis)e pede para você o desconto oferecido no site, ou seja, nesse caso não tem que pagar comissão para empresa alguma.

    Eu considero uma péssima publicidade. Justifico. Cerca de 90% das pessoas que conversei que compraram os descontos, não voltaram, porque não tinha mais desconto, e vive de comprar descontos. Ou seja, essas pessoas irão divulgar a experiência a outros, mas não irão voltar sem desconto. Infelizmente isso é Brasil… pais de rodízio na qual o cara passa fome o dia todo para comer o máximo que aguentar… sai contando vantagem que comeu 20 fatias de pizza e ainda lhe dá a dica de não beber refrigerante para não encher.

    Isso é trabalhar para mizerável. Pobre de cultura.

  • andrei

    30/01/2011 às 5:40 pm

    Cara, ótimo texto, eu já tive algumas experiências aqui em goiânia.

    Já aconteceu duas coisas, de ter problema, e agora observando seu texto, acho que aconteceu exatamente como explicado;
    E aconteceu o oposto, mas tem um detalhe, o bar/restaurante permitia o uso do cupom em um determinado horário, aonde o movimento é bem baixo. Com os cupons, ficou um número de pessoas normal naquele período, e o atendimento e comida foi normal( só demorou um pouco mais do que de costume, pois nesse horário só fica um garçom).
    Eu acho que como é um sistema relativamente novo, as empresas ainda estão aprendendo a usá-lo…

  • Tiago

    31/01/2011 às 4:54 pm

    Olá Bruno e olá a todos os leitores deste blog

    Estes tipos de consumidores podem até ir só por causa da promoção, (obviamente), mas se o atendimento for excelente com certeza voltam sim.

  • Rodrigo

    03/02/2011 às 7:07 pm

    Olá, na verdade amigo todos os proprietários de um local querem ter muitos clientes e ver o sue comércio cheio todos os dias e podem ter certeza que que é uns dos melhores meios de publicidade ou seja o Proprietário do local anunciado não tem que ficar esperando ou até mesmo torcendo para chegar algum cliente, pois sim a compra coletiva leva o cliente até você…( pense nisso)

  • Leandro’

    05/02/2011 às 12:11 pm

    Bem,
    Temos um site de compras coletivas,
    uma representação de um site nacional
    em curitiba. Realmente o site deve explicar
    muito bem para o estabelicimento que o ganho
    dele se dará no bom tratamento para o cliente,
    que caso não ocorra, não servirá de nada.
    O que ocorrem com outros sites é o seguinte, quanto mais venderem melhor, portanto eles não querem nem saber se o estabelecimento vai comportar ou não os clientes, eles não colocam
    limitador, ao contrário deles, nosso site se preocupa com isso, tanto que fomos o segundo a aparecer no país e crescemos um pouco menos que
    os demais, justamente por isso, queremos ser o melhor, se isto nos fará ser o maior é outra coisa. Por isso é importante saber onde comprar, o melhor a fazer é pesquisar os 10 maiores, fazer experiências comprando de todos eles, assim você terá uma ótima idéia de qual você pode comprar e
    não passar por este tipo de problema.
    A questão é qualidade e não o tamanho, alguns sites só preocupam-se em vender, fazer publicidade, mas a qualidade é zero.
    Nem vou falar no nome dos outros sites, muito menos do nosso, façam essa experiência e saberão
    qual é o melhor, quem sabe até mesmo qual é o nosso.
    Abraço

  • Fernando

    06/02/2011 às 11:39 pm

    Se foi a rudez do funcionário, o problema é com o funcionário.
    Se foi a falta de estrutura (capacidade, tempo etc) o problema é com o dono do lugar que não soube analisar o numero de vendas.

    Na maioria das vezes é isso que acontece.

  • Eduardo

    08/02/2011 às 7:44 pm

    Prezados, sou um dos sócios do febre Urbana, site de compras coletivas que, segundo estudo do site bolsa de ofertas, encontra-se na 26 posição entre os mais de 1000 sites existentes no Brasil!(rankin de 7/2/2011)
    Acho que o grande desafio dos sites que querem se consolidar é fazer com que os empresários entendam justamente o que foi comentado aqui, ou seja, o aumento nas vendas só representará algo positivo para os parceiros se o serviço corresponder.
    Caso contrário pode se tornar um grande tiro no pé!!
    Ocorre que muitas vezes os próprios funcionários do estabelecimento não são orientados sobre o sistema, acham que o cliente do site não vai pagar gorjeta e coisas desse tipo!
    Estamos trabalhando pra mudar isso e acho que aos poucos a tendência é que esses episódios diminuam!
    Abs…

  • Rodrigo Portillo

    10/02/2011 às 8:55 am

    Existem diversos outros fatores da mal prática de negócios quanto a compras coletivas, não é um ato isolado. A mesma coisa aconteceu com outras ideias como IRC, Messengers, Redes Sociais, Jogos de primeira pessoa. Mercenários (siri queijos) fazem algo sem controle e regras de negócios e acaba saindo mal para todo mundo. Escrevi um artigo sobre isso também: http://www.portillodesign.com.br/news/tecnologia/57-a-mesma-boa-ideia.html

  • Rilder

    14/02/2011 às 9:49 am

    AMIGOS TRATAR MAL SEJA EM QUE CIRCUNSTÂNCIA FOR SERÁ SEMPRE PREJUDICIAL PARA O DONO DO ESTABELECIMENTO, ELE DEVE É TREINAR E AUMENTAR O NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS PARA DAR CONTA DA POSSÍVEL DEMANDA. E ISTO É RESPONSABILIDADE DO DONO QUE TEM QUE TER VISÃO DE NEGÓCIO PARA TOCAR SEU COMÉRCIO, E NÃO DO SITE. SE ELE NÃO FIZER ASSIM VAI SUCUMBIR RÁPIDO POIS A PROPAGANDA FARÁ EFEITO CONTRÁRIO E TODOS FALARÃO MAL DO ESTABELECIMENTO. O OBJETIVO DO SITE FOI CUMPRIDO MANDANDO PARA LÁ O NUMERO MAIOR DE CLIENTES E SE O DONO NÃO SE PREPARAR ELE DANÇA.. É MUITO SIMPLES. NÃO VAMOS CULPAR O SITE E SIM O DONO DESTE RESTAURANTE QUE VOCE FOI. SE FOSSE MEU O FUNCIONÁRIO ESTAVA SUMARIAMENTE DESPEDIDO. MUDE SEU PENSAMENTO PREZADO…

  • daniel

    16/02/2011 às 4:31 pm

    vc está frustrado, queria ter tido esta idéia antes, é isto!

  • Vinicius D. Martin

    17/02/2011 às 6:49 pm

    Eu concordo com você, inclusive tenho um site em minha cidade. Porem o funcionário tem de pensar igual o dono do estabelecimento. Se o dono irá ganhar nas vendas futuras, com os clientes que provavelmente irão voltar ao estabelecimento por terem gostado do produto, consequentemente o garçon irá ganhar 10% a mais de taxa de serviço desses clientes que tornaram a voltar lá. Acho que os nosso amigos que viram essa “falha”, não se atentaram a isso.

    Abraço a todos.

  • Dalmo Sales

    23/02/2011 às 3:15 pm

    O post é fundamentado contudo, a falha na verdade está no proprietario anunciante de não ter a consciencia de que se trata de publicidade. Nesse caso a publicidade é basicamente a custo zero. Trocar moedas. Baixar o valor praticamente a preço de custo ou abaixo disso para captar novos clientes. Eis o ponto: CAPTAR novos cliente. O segredo está na recepção, no bom atendimento, o serviço, o sorriso amistoso dos funcionários recém preparados para receber a demanda e é claro o planejamento para que o numero de voucher, cupons ou seja lá como o site queira chamar não seja acima do que a estrutura possa esperar. Burro é o anunciante. Tem que se preparar e ganhar o cliente para que ele volte a estar ali, quer com desconto, quer não!

  • Compra Coletiva

    28/02/2011 às 5:16 pm

    Olha pessoal existe os 2 lados da moeda quando se trata de Compra Coletiva!!! Varias pessoas ja foram mal atendidas por causa da estupidez de funcionários e até mesmo do proprio proprietário! Fidelização é a palavra certa! atenda bem e você terá retorno…
    Ai eu pergunto!? Quanto se Gasta numa página em uma revista com tiragem de 10000 exemplares? R$ 3000 R$ 2000 as vezes R$ 5000!
    Gente BURRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA pelo amor de DEUS!
    Será que os empresários não vêem que esse tipo de marketing acaba sendo melhor que qualquer outro!??

    Quantos clientes as páginas de revista ou um banner de internet levam ao seu estabelecimento??

    EX:
    Eu prefiro pagar R$5000,00 para ter 300 clientes em meu estabelecimento!
    Isso indica um investimento de R$16,00 para cada cliente!

    Daí eu pergunto: Quantas pessoas você empresário leva ao seu estabeleciemto pagando R$5000 por mês?????

    Infelizmente o Brazil tem que melhorar o conceito de empreendedorismo!!!

  • Artur Del Ducca

    01/03/2011 às 10:50 am

    “I love mankind, it’s people I can’t stand.”
    (Charles M. Schulz)

  • Andrea

    01/03/2011 às 1:37 pm

    Aconteceu comigo sim, comprei uma hidratação de 40 reais por 8 reais e o atendimento foi assustador, a responsável aplicou a hidratação no lavatório mesmo como se estivesse passando um simples creme em meu cabelo e ainda aplicou em toda a raiz do meu cabelo, que o correto é aplicar somente do meio para baixo e aplicar em partes do cabelo massageando, foi péssima a experiência!!!

  • Diego

    11/03/2011 às 12:09 pm

    Depois que mudei para o Rio deixei de me preocupar ou criar expectativas com relação a bom atendimento, aprendi que quando a pessoa que te atende mostra falta de vontade, nada vai mudar, você tem que pensar que alí tem um robô, isso eu ví só no Rio até agora, viagei o Brasil inteiro, aqui faço pedidos de medicamentos pela tele-entrega e não me entregam, ligo reclamando e ninguém sabe de nada, cada um vai empurrando com a barriga, tem lugares que você vai e parece que teve um velório de tão cara fechada que eles tem, quando tento ser bem atendido e vejo resistência, eu vou embora sem reclamar pois reclamando aqui no RIO você morre de úlcera ou alguma doença causada por Stress por que é algo impossível de se mudar, pode jogar direito do consumidor, leis e tudo mais, eles passam por cima de tudo e se você pede para falar com o gerente para reclamar, vem um igual ao outro, por isso o mal atendimento pelo menos aqui não é novidade, tem que comprar barato e quando o garçom fazer cara feia, lembrar que ele é apenas mais um Ze-Carioca, entendi de onde veio o personagem, lí o gibí dele depois de estar morando aqui para ver semelhança e é muito fiel a forma deles (carioca) levarem a vida.

    Aqui literalmente tudo acaba em praia, pizza e samba, ahh, e agora em funk.

  • Diego

    11/03/2011 às 12:16 pm

    Não tenho preconceito, se você for carioca e se sentir ofendido, pare para pensar, olhar a forma de como as coisas andam no Rio, o tipo de atendimento, prontidão e prestatividade se existe algo disso, aqui o ônibus para quando quer, para aonde quer, se você reclama de qualquer coisa acaba ouvindo como se estivessem te fazendo um favor, sem contar que sexta feira você tem que esquecer de qualquer serviço bem feito pois a balada da noite e a praia do final de tarde não sai da cabeça aih falta espaço para pensar em trabalhar e ser prestativo no que faz e que dá o ganha pão do dia-a-dia. Ah, e na zona sul a arrogância que predomina é gritante, a impressão que dá é de que Jesus nasceu e morreu aqui, em especial no Leblon, aonde são os campeões, claro, são todos príncipes filhos de reis soberados.

  • vilma alves

    17/03/2011 às 7:07 pm

    Adquiri vários cupons de um tratamento estético, e de fato fiquei com a impressão que o tratamento não foi realizado da mesma maneira se fosse com o preço correto, não sei se isso é fato, mas estou começando a pensar naquele ditado que o barato sai caro, pois se não for feito corretamente não vai surtir efeito e com isso é como se perdesse dinheiro

  • Allan

    10/04/2011 às 11:06 am

    Até onde eu sei essa ideia de sites de compras coletivas foi importada dos Estados Unidos. É ai que está o problema, não se pode esperar que um povo de 3° mundo pense e haja como um povo de 1° mundo, tenho certeza que no dia que o brasileiro tiver educação no nível de países de 1° mundo, atitudes como essas que se observa em estabelecimentos como esses descritos nos comentários anteriores não ocorrerão mais. Braços!!!!

  • Mara Siqueira

    11/04/2011 às 12:47 pm

    Eu nunca mais compro nada nestes sites, comprei um tratamento para os cabelos que foi uma porcaria, o cabeleireiro economizou o que pode no produto que passou e não deu efeito quando lavei o cabelo ele estava do mesmo jeito. Outra vez comprei um produto quando fui retirar fui extremamente mal tratada, era nitida a diferença de tratamento dada a mim e a outra cliente que estava na loja. NUNCA MAIS!!!

  • vai sabe

    17/04/2011 às 7:44 pm

    nesse pais basta ser pobre pra ser mal atendido nos estabelecimentos…

  • Isabela

    19/04/2011 às 11:08 am

    Muito Bom o post…

    Comprei muitas coisas por esses sites… em alguns casos me dei bem porem em outros me dei mal.
    No restaurante que fui me trataram bem pois eu estava com 2 cupons porem eram 6 pessoas, ou seja iriamos consumir muito mais do que apenas o que estava no cupom.. outra coisa.. dexei pra ir quase no encerramento da validade… peguei o restaurante vazio, acho que isso foi um ponto positivo…
    Eu e meu marido compramos algumas roupas e sempre nos demos bem…salvo por algumas peças que não chegaram, mas eles enviarm email para informar que estava com avaria e estornaram o valor… sem problema algum – um ponto muito positivo…
    POrem me dei mal quando fiz escova progressiva… Meu cabelo ja eh liso porem gosto de tirar o volume… ja fiz outras vezes pagando o preço cheio em outros salões e meu cabelo fica perfeito porem ao fazer dessa vez em outro salão com desconto… parece que eles colocaram menos produto para economizar e depois quando eu lavei o cabelo.. meu cabelo voltou ao normal… alem disso eu disse no salão que queria cortar o cabelo depois da escova (pagando o preço cheio do corte) cheguei a marcar antes… a pessoa que cortava o cabelo tinha ido embora… (falta de comprometimento)…
    Bom essas foram minhas experiencias

    beijos

  • Rodrigo Dias

    06/05/2011 às 6:56 pm

    Isso é bem relativo, por um lado sua tese nao faz sentido. Maioria das promoções em restaurantes em compras coletivas sao em dias da semana, segunda a quinta e etc. quando a demanda de clientes nunca é a mesma de uma sexta sabado e domingo…

    E os garçons já acostumados com as demandas do fim de semana atenderão normalmente os clientes que se aderem a promoçao nos dias de semana… a correria será a mesma e por um lado com certeza ele receberá mais pelo movimento ser maior mesmo tendo comprado produtos pelo site de compras coletivas.

  • Marcelle

    07/05/2011 às 3:10 pm

    Já fiz umas 5 compras coletivas de diversos tipos. De restaurantes a salão de beleza e TODOS só tenho coisas negativas a dizer…
    Não quero mais comprar…

  • IZILDA APARECIDA PEREIRA

    19/05/2011 às 12:14 pm

    Efetuei várias compras; Até o momento posso dizer que estou apenas 30 à 40% satisfeita:

    Em Algumas Promoções em Restaurantes Bares: Ocorreu Diferenciação no tratamento, até no que se refere à quantidade!
    Porém problemas maiores tem ocorrido na parte de Estética: Comprei uma massagem turbinada que seria aplicada em UMA PARTE DO CORPO!! Até aí tudo Bem, estava consciente! Porém ao chegar para a massagem, a “massagista” pergunta: Em qual parte do corpo vc. quer?
    Eu prontamente Respondi:
    Na Região superior das pernas,(coxas)! E para meu espanto e surpresa a “massagista” pergunta:
    OK! MAS NA PARTE DA FRENTE OU NA PARTE DE TRÁS??????
    Só não rí porque fiquei em choqiue!!
    E ela me explicou que a massagem era oferecida em uma parte do corpo, e que no caso “as coxas” tinham duas partes (frente e trás!!????) SOCORRO!!!
    E também já adquiri duas progressivas, para mim e para minha filha, e nas duas percebi que meio que “economizam” no produto, o que diferenciou de uma Progressiva que já havia feito pagando o preço “NORMAL”; Foi muito bem feita, passando o produto com a quantidade acertada e extremamente caprichada!
    É lamentável , pois se persistir esta postura entre estes comerciantes que se propõem a oferecer e entrar nesta Proposta, a credibilidade tende a cair e infelizmente isto não dará continuidade; Afinal a melhor propaganda ainda é o “boca à boca”
    obrigada

  • ICARO

    24/05/2011 às 3:58 pm

    O problema principal é que os estabelecimentos não acordaram que clientes da compra coletiva são clientes em potencial e estão ali para conhecer a qualidade do serviço de tal estabelecimento, então fazem promoção sem capacitar, preparar e comissionar de forma mais justa seus funcionários, tipo: botar no regulamento da promoção que os 10% da taxa de serviço não estar incluso e que esta taxa é em cima do valor cheio. Todos saem felizes, funcionários capacitados, bem remunerados, clientes felizes com o atendimento e proprietário satisfeito com o resultados da promoção.

  • Victor

    20/06/2011 às 11:12 am

    Na minha opiniao, é ai que entra o papel do site. O bom vendedor vai dizer pro anunciante: por experiencia que temos com nossos anunciantes, o interessante seria nao dar esse desconto tao grande quanto você quer, e bonificar os funcionarios naquele dia, de acordo com a quantidade de vendas que ele fizer, ou mesas que atender. Assim ele pode planejar uma pequena porcentagem aos funcionarios, e ai sim todos saem satisfeitos. Outra coisa seria colocar uma pesquisa de satisfação no site, pra que os clientes possam expressar como foi a experiencia com aquele anunciante, o que faria com que o site selecione melhor os anunciantes!!

  • Camila

    12/07/2011 às 10:15 pm

    Parabéns pela sua visão imagino que deve ser bem por aí mesmo.
    E agora esta me dando um certo “medo”, estou há umas 2 semanas observando sites de compra coletiva e ontem fiz a compra de uma cauterização capilar.
    Na minha cidade não tem essas promoções entao tudo é a 50 km de casa. Espero que seja bem atendida.

    Na verdade decidi comentar para citar uma coisa: Lendo os comentarios acima fui obrigada a concordar que realmente vc nem precisa ter desconto para ser mal atendido, pq ultimamente as pessoas já vão para o trabalho “cheias” daquilo ali. Mais penso o seguinte: Acho q se os donos dos estabelecimentos souberem lidar com a demanda, ou seja, tratá-los bem vão ter com certeza retorno. Eu por exemplo: tenho certa dificuldade de conhecer lugares novos sempre q a turma vai escolher um local como por ex. comer pizza e alguem sugeri um lugar q nunca fomos logo falo: nossa + e se a gente não gostar e se a pizza não for tao boa ai vamos pagar caro por algo médio, vamos naquele mesmo la é uma delicia e a gente adora. dito e feito é pra la q vamos, o que isso tem a vê? Tem q: suponhamos q eu entrasse no site e tivesse uma promoção de pizza obviamente iria comprar(adoro)rsrs iria conhecer um novo lugar eu e minha turma e se gostassemos nas proximas vezes iriamos pra la, sem contar a propaganda q poderiamos fazer do lugar faculdade, serviço, fotos etc…

    Acho q ta faltando aos empresários pensar dessa forma no retorno desse cliente e simplesmente esquecer o valor q ele pagou dessa vez.

    abçs…medo da cauterização ainda…rsrs

  • Carmen Catarina de Lima

    04/08/2011 às 8:25 pm

    Acho que voce só colocou os contras!!!!
    Pois já adquirir vários serviços pela compra coletiva, tenho uma amiga que só compra de alimentação, e ela está achando ótimo. Não é bem assim, quando se vende a “yakissoba” ou outro serviço qualquer, requer agendamento, data limite para ser usado, dias da semana, etc. Comprei uma limpeza de pele, demorei 2 meses para realizar,pois o estabelecimento colocou somente alguns horários para atender a compra coletiva. No dia fui atendida, sem espera, foi feita uma limpeza como se tivesse pago o valor normal, sem descriminação, não tentaram me vender outras coisas, ou seja gostei e muito…. e os outros serviços foram iguais…. quando vc compra na compra coletiva, está sabendo dos regulamentos, dai é aceitar ou não….uma vez comprado vc sabe o que pode acontecer, agendamento, demora para ter vagas, etc….está tudinho lá….não se compra no escuro…..acho melhor vc reavaliar as compras que vc fez…..se não gostei do serviço, valeu o preço que paguei, pelo menos,….daí não volto mais….

  • cadu

    16/08/2011 às 9:50 am

    é só você pedir o que quer e na hora de pagar mostrar o cupom. simples.

  • Gilmara

    20/08/2011 às 11:00 am

    Muitas vezes o desconto não é só no preço não.É também no procedimento do serviço.Já fui a centros de Estética e Cabelereiro com cupom.Em mais da metade deles era visível que economizam o produto e o tempo de serviço para atender a alta demanda, o que não justifica o serviço mal feito e acaba gerando uma imagem muito negativa pra empresa.No meu caso mais recente, uma sessão de Heccus cuja aplicação do ultrassom deveria durar 30 minutos, durou apenas 2(DOIS) minutos.Pela duração do tratamento, acabou saindo mais caro do que o preço pago pelo cupom.

    Muitos anunciantes não oferecem desconto algum.Na verdade eles oferecem um serviço inferior por um preço inferior!E os funcionários agem como se estivessem fazendo um grande favor ao cliente que se fosse tratado devidamente bem poderia voltar e ainda indicar o local para amigos.

    Já aconteceu também de eu ser muito bem atendida e o serviço ter um procedimento correto.mas posso contar nos dedos(de uma mão só) quantas vezes isso aconteceu, e quando aconteceu eu voltei ao estabelecimento e me tornei cliente.

  • Apopino

    21/08/2011 às 10:12 pm

    Essa formula de compra coletiva tem como objetivo prinvipal dar riqueza de graça (sem esforços) pro proprietário do site de compra coletiva. O site ganha 50% de cada venda.
    Exemplo:
    O comerciante tem um produto que custa na real R$200,00 e tem a idéia de oferecer por 50% a menos, ou seja, num site qualquer de compra coletiva o produto será oferecido por R$100,00. E dento desses R$100,00 será divido ao meio, 50 reais pro comerciante e 50 pro dono do site de compra coletiva…isso é justo?!!!
    O dono do site ganha de comissão 50% sem fazer nada! Só inventou um pequeno site pra colocar as ofertas e quer ganhar a metade do valor da venda.

  • Douglas

    24/08/2011 às 9:38 am

    Concordo com isso de não ser justo o que os sites cobram pra anunciar, eu sempre compro ofertas e nunca fui mau atendido acho que depende muito o que se compra, mas acredito que este tipo de serviço funcione mais com produtos doque prestação de serviços

  • Gustavo

    26/09/2011 às 1:05 pm

    Concordo Bruno.

    Mas como muita gente disse, nem tudo é 100% ruim.
    Os sites de compra coletivas são bons para determinados tipos de produtos e, na minha opinião, poucos tipos de serviços. Se você tem produtos altamente tangíveis, que você fabrica, ou compra bem barato. Ou um serviço que normamente é preciso agendamento como um corte de cabelo. Os sitesm e compras coletivas são ótimos.

    Porque não será preciso muito esforço além do normal para atender os consumidores.

    O problema está quando é um serviço que nunca níguem agenda para consumir como um café colonial ou ir a um restaurante num dia de semana. Como é um serviço que tem participação grande de funcionário e do efetivo do estabelecimento, o risco do funcionário não estar preparado para a demanda é alto.

    Esse problema aconteceu comigo. Sou gerente de uma confeitaria. E um belo dia chego para trabalhar e minhas chefes tinham feito uma promoção no groupoun. Eu ja tinha recomendado que não fizessem, mas mesmo assim fizeram.

    Enfim, tive que acatar e começar a me agilizar para atender.

    Os problemas comessaram com a “executiva” de vendas. Ela deveria ter sido mais responsáveis ao oferecer o produto para minhas inexperientes chefes. Ela viu que o lugar era pequeno e que não tinhamos condições de atender uma demanda tão grande. E mesmo assim usou a seguite frase: “vamo colocar para vender 1200 vouchers porque nunca vende tudo”

    E foram vendidos 1234 vouchwers em menos de 8 horas.

    E ainda errou na validade, colocando apenas 2 meses. E o nome do serviço. Não servimos café colonial. Servimos uma adaptação do café continental, servido na mesa e não funciona como rodízio. Resultado, quase todo cliente do site de compras coletivas que vem, saem com má impressão.

    Perdemos 2 funcionárias por causa do estresse causado. Os clientes são extremamente mal educados.

    O tiro saiu pela culatra.

    A culpa nesse caso é da executiva e das minhas chefes que não souberam planejar e não ouviram a mim que já tinha experiencia com esse tipo de site.

  • Gustavo

    26/09/2011 às 1:13 pm

    responsável*

  • Lincoln

    08/10/2011 às 11:23 am

    Excelente artigo e obrigado. Cadastrei-me em alguns sites de comras coletivas, mas ainda estou sondando bem o que fazer. Sua experiência e ponto de vista são valiosos e me faz realmente pensar que não há milagres. Como de fato já se falou aqui, no captalismo voraz há sempre algo a ser destruído para que se obtenha lucros: destrói-se a vida, a natureza, a saúde, a paz, mas também o humor, como no caso citado dos restaurantes. Sempre que se pensa numa forma ‘perfeita’ de comércio, se esbarra no fator humano, maravilhosamente imprevisível! Queria saber de quem já tem experiência, se esse mesmo problema se aplica na compra de bens de consumo(tipo atraso, produtos com avarias, trocados, etc…)
    Mais uma vez muito obrigado e parabéns…

  • Denise

    26/12/2011 às 9:36 am

    Gostaria de saber se alguém já viajou por estes saites de compra coletiva.Quanto aos restaurantes comcordo plenamente com o mau atendimento.

  • 2 Trackbacks


    1. [...] no aleatório do GReader: O outro lado dos sites de compra coletiva, no blog do Bruno Ávila, discute uma variável sempre ignorada nas equações corporativas, o [...]

    2. [...] post “O outro lado dos sites de compra coletiva” rendeu muitos comentários com relatos de preconceito na hora de usar cupons de desconto [...]

    Comente

    *
    *

    counter