Tudo sobre Web Design e outras firulas.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Email
  • O FUSCA E O JOOMLA 2.5

    O que tem a ver um Fusca, uma Ferrari e um tema para Joomla 2.5? Assista o vídeo ao lado e descubra. ;)

    Quando o cliente trata o web designer como mecânico…

    Você, querido Web Designer, já foi tratado como um mecânico pelo cliente? E você, amigo programador, já sentiu isso na pele? Infelizmente a maioria deve ter respondido sim. Para entender o caso, primeiro vamos citar uma breve descrição sobre a profissão de mecânico, segundo o Wikipedia:

    Um mecânico de automóveis é um profissional especializado na manutenção de automóveis, especialmente dos seus motores e dos outros componentes mecânicos. Ao reparar um automóvel, a sua principal responsabilidade é a de diagnosticar o problema com a maior rapidez e precisão. Frequentemente, terá que fazer cotações para o preço a pagar pela reparação, ainda antes de começar o trabalho de desmontagem para inspeção.

    Aí está a pequena descrição desta nobre profissão. Porém sabemos que no Brasil, mecânico é muito mal tratado. Sim, eu sei que há também a péssima fama daquele mecânico pilantra que aparece uma vez ou outra em nossa vida.  Porém profissionais ruins encontramos em todas as esferas. Desde taxistas até advogados, passando por jornalistas, deputados, médicos, empresários e juízes de futebol. ;)

    Porém jamais devemos destratar o mecânico assim como não destratamos nosso dentista. Todos possuem importância vital em nosso dia à dia. O que seria do carro do dentista sem o mecânico? E o que seria dos dentes do mecânico sem o dentista?

    O que quero dizer é que jamais devemos destratar os profissionais, seja qual for sua função bem como jamais devemos deixar alguém nos destratar. Ocorre que muitos web designers e programadores, principalmente os novatos, se queixam da forma que os clientes lhe tratam. Um outro disse pra mim “parece até que o cliente acha que sou um mecânico zé mané, que pode pisar em mim e me maltratar”.

    É meus amigos, eu sei muito bem como é isso. Infelizmente ainda noto que clientes que chegam até mim sem conhecer meu trabalho ou que não acompanham meus artigos e meu blog, me tratam completamente diferente daquele que já conhecia meu trabalho. A diferença de tratamento é gritante. Não me importo se o cliente não acompanha meu trabalho, contanto que me trate bem. Contudo, nem todos são bem educados. Então, quando identifico que o cliente está querendo me tratar como um Zé Mané, me imponho e corto logo a falta de educação.

    Para ajudar vocês, queridos amigos de Avante, vou dar algumas dicas, principalmente para os iniciantes, de como se colocar frente ao cliente  mal-educado.

    1. Primeira coisa é evitar ao máximo trabalhos urgentes. Trabalhos de urgência quem  faz é bombeiro, médico, policial, encanador ou até mesmo o mecânico. Sua função no mundo não é apagar incêndio de ninguém. Coloque-se no lugar de alguém que está ali para sugerir soluções a médio prazo e não para “ontem”. Dê prazos sensatos e coerentes. Se você ver que aquele trabalho levará 20 dias para ser feito, diga que levará 30 e entregue no prazo acertado, mesmo que termine antes. Isso lhe dará credibilidade.
    2. Cuidado com os novos funcionários. O funcionário entra na empresa, o chefe se encarrega de colocar o site sob sua responsabilidade e então o novatinho chega cheio de moral querendo mostrar trabalho pro chefe, pega o barco andando exigindo milhares de coisas de você que nada tem a ver com a história. Típica motivação de funcionários novatos que querem aparecer para o chefe. Por isso cuidado, corte logo o barato do rapaz.
    3. Saiba dizer NÃO! Com um “não!” bem dado você evita uma série de problemas lá na frente. Normalmente a maioria dos problemas ocorrem pela falta de um “não!” no início. Se o cliente manda alguma tarefa para você que você não concorda ou que você não se sente à vontade de fazer, nada de aceitar para “agradar o cliente”, cliente quer sua sinceridade. Dizendo “não!” nessas horas, isso só vai aumentar a sensação de segurança do seu cliente pois ele saberá que está lidando com alguém sincero e que quer o melhor para ele, mesmo que seja necessário dizer um “não!” bem sonoro.
    4. Sábado, domingo, feriados e madrugadas não são feitas para se trabalhar. Na faculdade, principalmente de publicidade, professores se gabavam dizendo que adoravam “as madrugadas na agência, fechando anúncio e comendo pizza fria”. Isso não é legal e nem um pouco saudável. Organize seu tempo concentrando todos os seus esforços durante os dias da semana. Pode até um dia ou outro trabalhar até um pouco mais tarde para cumprir um prazo, mas nada de ficar virando, trocando dia pela noite, para agradar cliente. Lembre-se, primeiro sua saúde, depois o cliente. Você trabalha para ter qualidade de vida, não para atender clientes com urgência.
    5. Se cliente lhe destratar, responda com educação e se você não se sentir bem, não pegue mais nenhum projeto com esse cliente. Afinal existem inúmeros clientes melhores, mais educados e que pagam bem por aí. Você precisa trabalhar com felicidade e trabalho de criação de sites é sempre uma parceria entre o cliente e você. Se a relação entre vocês não está sendo amistosa e só está lhe dando tristeza, o melhor a fazer é o mesmo que os casais fazem quando não se entendem. E deixe o cliente pra lá, você não é psicólogo para mudar o jeito dele, então deixa que um dia ele irá se tocar.

    E você continue tratando bem os bons mecânicos, garis, garçons, motoristas, enfim, pois eles são fundamentais na vida da gente. E cliente mal educado a gente dá um chega pra lá. ;)

    Para o alto e Avante!

    Um pequeno menino risonho e falante, que gosta de arroz, batata-frita e chocolate. Sua diversão é fazer layouts, publicidade e cursos marotos para alunos supimpas. E nas horas vagas, claro, trabalha um pouquinho. ;D

    32 Comentários

  • Sérgio Novelli

    19/03/2010 às 4:28 pm

    Karaka, Bruno!!!
    Ótimas dicas!! Gostei muito da frase: “Trabalhos de urgência quem faz é bombeiro, médico, policial, encanador…”.

    A maioria, digamos 99% dos clientes, pedem que as coisas sejam feitas com urgência. É preciso ter jogo de cintura para convencer todos que não é possível fazer tão rápido e com alta qualidade, ou que não é tão fácil o quanto parece ser.

    Parabéns pelo artigo!

  • Marvio Rocha

    19/03/2010 às 6:30 pm

    Karaka, Bruno!!!

    Pow, já passei por tudo isso ai… teve uma vez que o cara me pediu uma logo com URGÊNCIA, me deixou no escritório dele e queria a coisa pronta em menos de 4 horas. Engraçado ele não ficou satisfeito e eu não recebi o $$$

    Vivendo e aprendendo!

  • Dimitrios

    20/03/2010 às 1:37 pm

    Cara, Parabéns… eu li até o final… precisamos de caras assim como você, para valorizar nossa área, que a cada dia cresce e se torna mais concorrente, a alta qualidade dos projetos, não importando se o web designer estar no Congo ou em Bostom… os clientes que querem um site tem que valorizar mesmo o web.

    Parabéns pelo artigo!

  • Matheus

    20/03/2010 às 8:22 pm

    Parabéns Bruno Ávila mais um excelente artigo pro blog!
    É sempre bom saber de pessoas que compartilham o que sabem!

  • Carlos Andrei Habigzang

    22/03/2010 às 12:22 am

    complementando as palavras do Sérgio Novelli:
    praticamente todos os meus trabalhos são iniciados com o “OK” para o meu orçamento, que foi dado há uns 30 ou 45 dias, abaixo de pauleira e com o cliente dizendo: “termina essa semana?”…
    Lendo este post do Bruno, dá pra rever meus conceitos, ver que não é somente comigo que estas coisas acontecem, e partir pra outras estratégias!
    Valeu de novo guri!!!

  • Alberth

    22/03/2010 às 10:17 pm

    ótima postagem

  • Wanderson

    22/03/2010 às 10:38 pm

    Testemunho,
    Há duas semanas cancelei um contrato com um cliente justamente pela falta de educação do mesmo, ele sempre tratava mal seus colaborados e até mesmo os fornecedores de serviço como era meu caso, por muitas vezes presenciei pessoas saindo de sua sala aos prantos por ter sido humilhadas e como nunca tinha acontecido comigo nunca dei importância até o dia dessa reunião, o cliente estava brigado com o mundo aquele dia, e resolveu me pedir um serviço mais rápido “já”. Quando fui argumentar com o cliente ele me tratou péssimo e me chamou de preguiçoso, não pensei duas vezes, não respondi como ele devia ter ouvido, pois graças a Deus minha mãe me deu educação, ao contrário da dele, somente pedi o cancelamento imediato do contrato, muitos amigos meus me disseram você é “doido”, pois esse cliente te paga muito bem pelo contrato, nossa esse cliente é grande você vai perde ele mesmo? Mas o que digo meus amigos é que nada no mundo paga sua dignidade, faço o site do “mecânico” da esquina, pois ele é educado, mas não trabalho com falta de educação, sei que tem muito “webdesign sobrinho” no mercado que vai atender ele do jeito que ele quer, mas fico preocupado com as pessoas que ainda não sabem dizer um NÃO bem dito. Bruno muito obrigado por partilhar o seu conhecimento com nós, os novatos.

  • Antonio

    23/03/2010 às 2:08 am

    Muito bom o artigo, porem acredito ser mais voltado aos “donos de agencias”. Pois geralmente os funcionários (os criativos da jogada) não passam de uma ferramenta para cumprir estes prazos absurdos.
    Muitos designers seguem á idéia de Free-lance (a meu ver, é uma renda extra, e para quem gosta da profissão, digamos que chega a ser uma diversão), mas há os que optam por uma fonte de renda mais estável (que apenas se dão mal, nem sempre se divertem, nem sempre ganham bem).
    Saúde nem sempre vem á frente do cliente. Infelizmente é uma realidade que muitos vivem.

    Parabéns pelo artigo.

  • Vinícius Ramon

    23/03/2010 às 8:24 am

    Concordo com tudo que foi apresentado no post, menos na parte que o Bruno aconselha fazer a mesma coisa que se faz quando um casal não se entende…Poo Brunão, daí a coisa já é bem diferente. ;)

  • Bruno Ávila

    23/03/2010 às 4:54 pm

    Vinicius, quis dizer quando um casal realmente não está feliz um com o outro depois de inumeras tentativas. Se os dois não estão felizes mesmo depois de tentar reverter a situação, uma das soluções é separar. Mas bem, aí fugimos da discussão e acabamos descambando para ánálise de casal, o q que não é o caso. ;)

  • WIllian Almeida

    23/03/2010 às 4:59 pm

    muito bom o post…parabens…estava precisando disso para tratar meus clientes “Buchas”….Abraços

  • Leonardo

    23/03/2010 às 5:11 pm

    Show de bola

  • George

    23/03/2010 às 6:16 pm

    Bem, no meu caso eu trabalho com site na polícia, e agora o que é que eu faço ?? rsrss aqui tudo é para ontem… e valorizam mais um apagar de incêncio do que um trabalho bem projetado.

  • Guilherme Rambo

    23/03/2010 às 6:55 pm

    O negócio da urgência é a mais pura verdade. Aliás, até hoje acho que não tive nenhum cliente que não tenha dito “é urgente” ou então quando está mais acanhado fala “é meio, assim… urgente”.

    Escrevi dois artigos no meu blog com algumas dicas tipo essas:
    http://www.screencaster.com.br/dicas-para-nao-precisar-de-aspirina-no-seu-proximo-projeto-web/
    http://www.screencaster.com.br/algumas-verdades-sobre-a-entrada-de-alguem-no-mercado-web/

  • Luciano

    23/03/2010 às 7:47 pm

    Concordo com Antonio, essas soluções são mais voltadas para quem é dono do próprio nariz. Para quem trabalha numa agência, a única coisa que pode fazer é ouvir relativamente calado e apenas comentar com o seu superior sobre a situação. Comigo foi assim, uma notícia saiu sobre um determinado político, e o cliente queria disparar uma newsletter o mais rápido possível essa informação. Nesse momento ele não queria saber quanto tempo levaria para criar a arte da newsletter, nem queria saber se ia ter aprovação prévia, alterações… A pessoa veio apenas cobrando que tinha que ser feito de qualquer maneira (como se ele fosse o centro do mundo – e também como se eu não tivesse horário de trabalho) e que era pra mandar para o email dela. Detalhe que eu nem sabia quem era a pessoa, pois quem fazia a arte das newsletters era outra pessoa. O nome dela era Daniela… imaginem a quantidade de email com esse nome lá na lista de clientes.
    Pois é… da próxima vez me imponho mais e trato de orientar o cliente a se resolver com meu chefe.

    Valeu Bruno

  • Ramalho

    24/03/2010 às 5:59 am

    Alô Família WEB,

    1º agradecer a Deus por ter lhe dado esse maravilhoso espírito de partilhar informação muito útil para os profissionail da nossa área ou qualquer que seja.

    O que vem no post é uma realidade, todo profissional passa por isso pois não ha quem estuda para não pôr em prática e o conteúdo do post é a consequência de querer vender a nossa imagem nos sacrificando em fazer trabalhos urgentes sem que sejamos bombeiros. Tudo isto acontece porque no início pensamos que se não o fizermos o cliente irá destruir a nossa reputação e perderemos a oportunidade de fazer o sabemos e gostamos.

    Bruno permita-me ser sincero, ser um profissional do seu patamar não é fácil e nao simples desejar mas com as suas dicas vamos seguir os seus passos.

    Em que ano o Bruno passou por esta humilhação? De certeza quando ainda usava o Windows 98 não é Bruno? Tudo isso para dizer que a antiguidade é a vitamina para bom profissionalismo.

    Falando do que já passei a 2 anos, já deu BRIEFINGs a certo cliente para criação de logotipo e outro para criação de site. O de logotipo ficou quase um Mês sem se quer responder as questões lá existentes apenas deu-me as cores, de súbido liga me e pede para o fazer em 2 dias exigindo 5 amostras enquanto eu sempre fiz 3 prometendo pagar o dobro 15.000,00 Meticais=1153 Reais. Entretanto, de tanto precisar do dinheiro porque já dava para comprar um LAPTOP o que eu queria fiz o trabalho após feito e apresentado negou os 5 Logotipos ele rejeitou que eram feios de+, eu triste, zangado quase espancava-lhe. Mas Deu é Pai 6 meses depois vendí todos separadamente e ganhei valor que equivalia 2000 Reais. Vide um deles no http://ramalhowebblog.blogspot.com/2009/04/logotipo-de-um-salao-de-cabelereiro.html.

    O de site o filme foi o mesmo e vendí no ano passado vide no http://ramalhowebblog.blogspot.com/2009/12/collen-pillar-auto-web-site.html

    Grato pelo post Bruno.

    Vamos a luta dos nosso direitos Família

  • Eliana Tiné

    24/03/2010 às 8:05 am

    Olá Bruno e pessoal,
    Excelente respeito para com quem não tem uma graduação. Essas dicas não são ensinadas na faculdade, porém muito vivênciadas, e muita gente só vai aprender lidar na prática.
    O ótimo, que serve para todas areas profissionais.
    Fique com Deus e com muita saúde.

  • Bruno Ávila

    24/03/2010 às 4:13 pm

    Valeu Ramalho por compartilhar sua história com a gente. Quanto ao cliente me destratar isso não ocorreu no início, isso ocorreu em diversos momentos da minha vida, de vez em quando topamos com um mal educado pelo caminho. Afinal não é todo cliente que me conhece. Às vezes é um amigo que indica e o cliente chega até mim sem saber nada sobre meu trabalho. É nessa hora que noto o tratamento completamente diferente daquele que conhece o meu trabalho. Então independente do seu tempo de carreira, vc sempre correrá o risco de encontrar algum folgado que destrata todo mundo e que destratará você tb. Por isso escrevi esse post, para dar dicas de como cortar isso. ;) Valeu!

  • Rodrigo Diniz

    24/03/2010 às 4:25 pm

    Outra boa comparação com o designer e o programador é a Prostituta – só que, “tem que aceitar” qualquer valor do cliente e ainda dar bis sem cobrar.

  • Danilo

    25/03/2010 às 12:24 pm

    Mt bom Bruno!

    Excelente artigo me deu algumas dicas de como devo proceder nos meus freelas =]

    parabens!

  • Ramalho

    25/03/2010 às 7:27 pm

    Grato pela advertência Bruno, você tem toda razão.

    Creio que há bons conquistadores ou seja, há empresários que tem bom poder argumentativo e não é por acaso que é o que é, passou de muito trabalho, dedicação até conhecer o Marketing. Conquistar é fazer tudo para conseguirmos os nosso objectivos e isso um bom empresário sabe fazer.

    As sua dicas são PARACHOQUEs, mas sabe-se que um bom embate( Papo do empresário ) é suficiente para chegar até o motor. Para dizer que concordo quando diz que isso acontece dia-dia até para melhores profissionais. Por isso Deus queira que o Bruno não se esqueça de compartilhar informações úteis desta natureza.

    Contudo, estamos preparados para o papo do empresário ou do cliente.

    BIGADÂO MESTRE!

  • Romeu

    25/03/2010 às 8:53 pm

    Amigos, eu tenho um cliente que paga uma mensalidade ridicula que e cobrada no interior de sp.. onde eu trabalho… o cara quer tudo pra ontem… pede coisas absurdas…. e da umas “arrogadas” ainda por cima….

    e as vezes ainda atrasa a mensalidade….

    eu ja estou perdendo a paciencia..mesmo porque… as vezes deixo de atender clientes legais pra atender esse cara…. que ocupa horas quando resolve alugar….

  • John Silva

    26/03/2010 às 1:18 pm

    Pois é Bruno, tem gente que não se respeita e não respeita os outros.
    Aconteceu comigo, fiz um site para um cliente aqui na Bahia, uma “Federação esportiva”, e depois do site pronto e no ar, o responsável começou a reclamar de coisas que ele mesmo aprovou. E ainda, pedia algumas atualizações (site estático) e reclamava dos valores avulsos que eu cobrava,(ele não quis fechar um pacote de atualização que seria ZILHÕES de vezes mais em conta).
    Confesso que me arrependo de ter cobrado tão barato pelo desenvolvimento do site daquele “Sr”, foi o típico barato que saiu caro, mas saiu caro pra mim.
    Nunca mais falharei nesse ponto.

    Parabéns pelo post Bruno.

    Abraços!

  • Alenilson

    26/03/2010 às 4:46 pm

    Olá Bruno
    Comecei a acompanhar esse blog. Achei uma ótima dica para os iniciantes. É isso ai.

  • Kilderson Sena

    27/03/2010 às 10:20 am

    Concordo plenamente com tudo que o Mestre Bruno Ávila falou neste post, por isso sou grande admirador desse cara. Fui aluno dele e me orgulho de suas palavras e pensamentos!

    Parabéns Bruno, seja sempre assim…..

  • felipe duarte

    28/03/2010 às 3:08 pm

    Meu caro colega, você arrenbentou! mostrou o quanto é um pote cheio de experiência, gostei de todos os detalhes deu para notar que você passou mesmo por situaçãoes ruins e que isso só te forteleceu! Meus parabens!

  • Bruno Ávila

    28/03/2010 às 7:26 pm

    Valeu Kilderson!

  • Dimitrius M. Ramos

    30/03/2010 às 9:18 am

    Faaaaaaaaaaaaaaaaala, Bruno. Parabéns! Você tem idéias bacanas e escreve muito bem (sem contar o bom humor) para um designer (no sentido amplo da palavra: web, press, etc e etc).
    Enfim, muito bom esse seu artigo, como sempre.
    Grande abraço.

  • Bruno Ávila

    30/03/2010 às 4:57 pm

    Valeu Dimitrius!

  • maicon

    15/04/2010 às 11:31 am

    Olá bruno,
    Bah cara estou passando por isso…E eu acho que essa situação se dá,quando você permite que chegue a tal ponto.
    Já estava insatisfeito e agora estou mudando de postura.
    Valeu por esse post e tambem por outros.
    Ah e outra coisa…
    será que você sabe me indicar algun tutorial para um sistema igual a este de comentarios?
    é que estou meio sem idéia para fazer esse lance de moderação.
    Valeu Abraço.

  • Bruno Ávila

    15/04/2010 às 1:45 pm

    Olá Maicon, eu uso o WordPress, nele já tem um sistema de comentários. Valeu!

  • Jonas

    16/09/2010 às 5:29 pm

    muito bom!

  • Comente

    *
    *

    counter