Tudo sobre Web Design e outras firulas.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Email
  • O FUSCA E O JOOMLA 2.5

    O que tem a ver um Fusca, uma Ferrari e um tema para Joomla 2.5? Assista o vídeo ao lado e descubra. ;)

    SEO deve ser feito por Webdesigners?

    Recebi um email do querido aluno José Carlos, do curso Como Vender Sites, com uma dúvida interessante. Ele diz assim:

    Normalmente quando vou fechar algum trabalho o cliente me faz a seguinte pergunta:
    “Você vai colocar meu site nas primeiras páginas de um resultado de busca? Preciso que fique nas primeiras paginas… “. Sempre respondo que depende do site de busca e alguns requisitos como qualidade de conteúdo, quantidade de visitas, atualização do site e etc.  Também falo que vou cadastrar a url em sites de busca, trabalhar com metatags, criar site mapas.  Gostaria de saber como você lida com o cliente nesta situação, pois acho que isso e fundamental pra conseguir vender o site, onde eles estão cada vez mais exigentes.

    Bem, o que essa galera está procurando, além do layout do site e da programação, é algo que já existe a algum tempo, mas que podemos ainda considerar como algo novo, pois webdesigners já conheciam, mas nossos pobres mortais clientes não: trata-se do SEO.

    Você não sabe o que é SEO? SEO nada mais é que a abreviação de Search Engine Optimization ou Otimização de Sites no nosso bom português. Resumindo, são técnicas utilizadas com o objetivo de colocar determinado site no topo das buscas.

    São diversos fatores que influenciam nesse posicionamento. Temos os fatores internos que são o número de palavras-chave presente no conteúdo do site, títulos chamativos,  endereços fáceis e que tenham a ver com o assunto procurado, etc. Já os fatores externos são por exemplo, a quantidade de sites que se referem ao seu e principalmente a qualidade e audiência desses sites ( para as buscas, contará mais ponto se o UOL colocar um pequeno link para o seu site na página inicial do que o blog do Zezinho que quase nenhuma visitação tem ).

    Então, lendo a pergunta do nosso querido José Carlos, me veio a dúvida: será mesmo que esse trabalho estratégico de divulgação online é algo que diz respeito ao Webdesigner?

    Até acredito que o Webdesigner possa propor ao cliente esse tipo de solução. Mas sou a favor de tratar o SEO como algo além do Webdesign. Uma coisa é o webdesigner preocupado com a otimização de sites, buscando fazer um layout simples e bonito mas que priorize o conteúdo e facilite os acessos das ferramentas de busca. Outra é montar uma estratégia de marketing online ( sim, mais do que programação, SEO é pura estratégia de Marketing ).

    Montar junto com o cliente um texto comercial sobre o seu produto, com a preocupação de colocar o maior número de palavras-chave que o público-alvo do cliente costuma buscar é coisa de marketeiro, concorda? Pura estratégia de marketing. A única diferença é que muda o veículo e portanto, a linguagem utilizada nesse veículo deverá ser a mais adequada.

    Pensando assim, imagino que um publicitário poderia realizar esse trabalho muito bem. Por exemplo, o publicitário ao criar um texto para o rádio, se adequa ao tempo de 15 a 30 segundos e com a limitação da falta de vídeo. Assim ele brinca com a imaginação das pessoas ao colocar um som que nos remeta a uma cidade ou a uma fazenda. A forma de conquista do “ouvinte” é bem diferente do “telespectador.” Na TV, somos passivos e para prender a atenção é necessário algo engraçado ou realmente instigante para despertar nosso interesse. Por isso assistimos a propagandas de cerveja que mal falam do produto mas focam em historinhas engraçadinhas que seu público-alvo adora ver ( infelizmente os jovens ). Mas será que esse mesmo discurso publicitário da TV e do Rádio funciona na internet?

    Claro que não. Assim como o discurso publicitário do rádio é diferente da TV, porquê na internet seria igual? O texto publicitário para a internet deve ser outro mas no fundo a técnica publicitária é a mesma. Engloba-se palavras-chave, cria-se textos respondendo as dúvidas do seu público, oferece algo útil em troca de algum tipo de benefício, manipula-se informações em favor do produto, enfim, os fins são os mesmos, os meios que são diferentes. Apenas o veículo muda.

    Então respondendo a pergunta do José Carlos, acredito que SEO deveria ser destinado a profissionais especializados nesse segmento. É um segmento novo, é verdade, mas já conheço algumas empresas que trabalham exclusivamente com isso, gerando relatórios mensais, fazendo um acompanhamento junto ao cliente e traçando estratégias, como qualquer marketeiro da vida.

    O que você pode fazer é se especializar nisso também. Mas o bom mesmo seria trabalhar apenas com o que você sabe fazer de melhor ( acredito que Webdesign ) e procurar empresas especializadas em SEO para fazer uma parceria, onde você terceiriza o serviço dessa empresa e vice-versa.

    Para o alto e Avante!

    Um pequeno menino risonho e falante, que gosta de arroz, batata-frita e chocolate. Sua diversão é fazer layouts, publicidade e cursos marotos para alunos supimpas. E nas horas vagas, claro, trabalha um pouquinho. ;D

    10 Comentários

  • Flavio Mendes

    04/03/2009 às 11:59 am

    Muito esclarecedor seu artigo, Brunolino!
    Aproveitando o espaço… estou aguardando a resposta ao convite de vir a João Pessoa para uma palestra :o )

  • Paulo Henrique

    04/03/2009 às 2:23 pm

    Exclareceu minhas dúvidas!

    estou desenvolvendo um site e o cliente quer também a otimização.
    Agora sei, o melhor é fazer uma terceirização deste serviço.

    Obrigado Bruno.

    Atenciosamente,
    Paulo Henrique.

  • José Carlos

    04/03/2009 às 4:32 pm

    Concordo contigo Bruno, acho que SEO tem que ser tratado mesmo com profissionais especializados nesse assunto, a otimização de sites se tornou mais um segmento como programação, DBA, Design entre outras.
    Se cada um conseguir focar em sua especialização(ou busca isso) com certeza será melhor para o profissional quanto para o cliente.

    Obrigado pelos esclarecimentos.

  • Marcio Okabe

    04/03/2009 às 9:54 pm

    Olá Bruno,
    Concordo 100%, apenas acrescento que o papel do especialista em SEO também é treinar as pessoas e ajudar a mudar a cultura, pois SEO tem o aspecto de planejamento, mas desde o designer até o programador devem conhecer os conceitos pertinentes à sua atividade.
    Lembrando que SEO e Links Patrocinados devem ser planejados em conjunto.
    Abraços,
    Marcio Okabe

  • Gilvan Arruda

    05/03/2009 às 3:37 pm

    Muito bacana este post. Realmente eu já andei fazendo umas parcerias em alguns clientes, onde entrava em cena uma empresa de marketing mesmo, tive muito sucesso nessa história de me juntar a pessoas mais focadas nesse assunto.

  • Sigales

    06/03/2009 às 10:39 pm

    Muito bom! O Bruno mandando sem bem e direto! hehehe
    Mas já sabem, se precisarem de Otimização de Sites é só falar comigo!
    Grande abraço!

  • Handerson Carlos

    07/03/2009 às 3:45 pm

    Hoje o SEO está cada vem mais se popularizando, e há uma grande necessidade por parte de webdesigners, programadores, publicitários e outros pelo menos saber o que é e como funciona. Para que assim, vem facilitar quando necessário. Para encontrar informações relacionadas ao SEO, basta procurar, que rapidamente você encontra! E são posts como este de Bruno, que o entendimento melhora! =)

  • Jailton

    13/03/2009 às 12:42 pm

    Bacana Bruno,
    me sinto mais seguro pois sua resposta vem como confirmação de um argumento que tenho utilizado.

    Valeu

  • Eliseu sb

    16/03/2009 às 2:27 am

    Oi Bruno,

    Acredito sim, que o webdesigner deve corresponder com as necessidades do cliente em relação à SEO e SEM, mas demanda do profissional experiência além dos softwares, buscar estudar os tradicionais e os métodos online do marketing e estar antenado nas mudanças e padrões exigidos pelo mercado. Já que o desenvolvimento do site com a preocupação focada na usabilidade, a acessibilidade e arquitetura da informação e conteúdo rico faz parte do desenvolvimento, o webdesigner profissional competitivo sempre terá que seja uma estrutura básica ou intermediária nesses fatores.

  • Ezeckyel

    18/03/2011 às 5:25 pm

    Eu não acho obrigatório o designer entender de seo, mas seria um algo a mais e um bom diferencial no curriculo.

  • Comente

    *
    *

    counter