Como ampliar fotos sem perda de resolução?

Imagine você tirando fotos pouco importando se a resolução da foto está em 640 x 480. Pedindo ao cliente o logotipo do site em qualquer resolução, tanto faz, mesmo que o logo esteja pequenininho e em bitmap. Pois é, caros amigos, isso pode se tornar realidade dentro de  poucos anos. Estamos falando do método CS (Compressing Sensing), que possibilita ampliar fotos e imagens sem nenhuma perda de qualidade nem pixelização. É isso mesmo, você tira a foto através de um celular pereba, com aquela resolução sem vergonha de 320 x 240 e manda fazer um poster de 1 metro sem perda de qualidade. Inacreditável, não?

Pois é a mais pura verdade. Vamos explicar: CS não é um programa, é um método matemático, assim como outros métodos matemáticos de compactação que hoje são amplamente utilizados, como o divx e o MP3. No caso o CS não é exatamente um compactador de imagens, mas um ampliador de resolução. Resumindo, ele pega a distância vazia que fica entre dois pixels, após a ampliação e calcula que tipo de forma geomética ele pode colocar dentro desse espaço vazio, de uma forma que combine com os pixels que estão nas extremidades. Através desse preenchimento, a imagem não perde qualidade.

Diferente da interpolação do Photoshop, que apena repete os pixels distantes um do outro, o CS completa o vazio com formas geométricas simples que ele mesmo determina utilizando equações matemáticas. Assim ele escolhe sempre a forma mais adequada.

Com esse recurso fantástico será possível melhorar a qualidade de fotos de galáxias e do espaço, imagens de ressonância magnética e economia no espaço de armazenamento de sua cãmera digital, já que basta tirar fotos em baixa resolução que não interessa, você poderá aumentar a resolução sempre que quiser depois de tirada a foto.

Segundo a revista Galileu, o CS foi descoberto em 2004, já foi tema de muitos trabalhos acadêmicos porém somente hoje, após seis anos, esse recurso será integrado a softwares gráficos, como o novo Photoshop que está por vir.

Para o alto e Avante!

Um pequeno menino risonho e falante, que gosta de arroz, batata-frita e chocolate. Sua diversão é fazer layouts, publicidade e cursos marotos para alunos supimpas. E nas horas vagas, claro, trabalha um pouquinho. ;D

28 Comentários

  • Eugenio Hertz

    29/03/2010 às 4:48 pm

    agora sim… chegou o que todos queriam!

    tire uma foto merda, nao contrate fotografo, e mande pro designer SE VIRAR!

    o problema é q isso ja acontece, so q o responsavel pelo milagre é o photoshopeiro.

    espero que com esse metodo venha uma plaquinha.

    Ministerio do BOM SENSO adverte: Contrate um fotografo e não confie em si mesmo.

  • Eduardo de Matos

    29/03/2010 às 10:24 pm

    Não conheço a tecnologia, mas eu aposto que não melhora a qualidade nem aumenta sem perdas, o que provavelmente acontece é o aumento com mais fidelidade do que os algoritmos atuais conseguem obter.

  • Cristiander Galvão

    30/03/2010 às 8:54 am

    Pode até ser um algoritmo mais eficiente sim, pelo que me parece, mas ampliar sem perdas ainda é impossível para qualquer imagem que não seja vetor. O que esse algoritmo tenta fazer (assim como os demais) é “inventar” os pixels, só que o compressed sensing (CS) o faz de uma maneira mais inteligente. Mas continua sendo interpolação. Uma analogia é a brincadeira de “telefone sem fio”.

  • Vinícius Cenci

    30/03/2010 às 10:02 am

    Sobre isso, não vale a pena comentar que será uma revolução, ou não vai funcionar sem perda de qualidade… o jeito é o de sempre: esperar para ver…
    PS.: Tomara que funcione!!!

  • Carlos

    30/03/2010 às 10:07 am

    Não dá extrair a informação real se ela não existe na foto. Este método pode até dar bons resultados em comparação aos métodos tradicionais, mas quando se fotografa com baixa resolução, muita informação é perdida e nem a mãe diná é capaz de saber o que tinha naqueles pixels vazios!

  • Felipe

    30/03/2010 às 4:59 pm

    Se fosse outra pessoa que estivesse contato eu não acreditaria.. Vlw pela info Bruno isso realmente é muito bom..! Estou ancioso para ver aovivo.

  • alexande

    30/03/2010 às 7:23 pm

    Otima informação.
    Eu não sabia.
    E quanto ao fato se vai ser ou não uma revolução, na verdade é o que menos importa, pois não adianta nada uma tecnologia aumentar uma resolução de foto se o profissional não saber como e onde usar essa foto.
    O foco deve ser sempre no profissional, as tecnologias vão melhorar muito ainda…É só o começo .O importante mesmo é indentificar o potencial da novidade.

  • Rafael

    30/03/2010 às 7:36 pm

    Impossível ampliar verdadeiramente fotos sem perda de resolução. Se for possível, esse método CS é sobrenatural. Daria, por exemplo, para enxergar formigas nas fotos do Google Earth.

    Na verdade, ele oferece apenas um método de interpolação de pixels mais inteligente.

  • rafael

    30/03/2010 às 8:05 pm

    Será o fim das super câmeras de alta resolução?
    Essa ampliação é eficiente mesmo?
    Se esse sistema funcionar mesmo será uma revolução não só para fotos mais para videos, vejam essa foto http://www.agenciaintermidia.com.br/site/modules/news/article.php?storyid=34 e entrem no site de vejam o vídeo, a resolução hoje é tudo!

  • Felipe Hergovic

    30/03/2010 às 11:51 pm

    Concordo com a maioria da galera aki…
    é interpolação da mesma forma, só que muito mais eficiente… é um melhoramento e não uma revolução…
    tenho visto algumas apresentações do novo photoshop e lançarão recursos realmente surpreendentes! a partir dos tais “NOVOS LOGARITMOS”… rsrs
    Coisas do tipo: distorcer paisagens sem distorcer figuras humanas com apenas um clique!!!
    Se for verdade msm são ABSURDOS muito BEM VINDOS!!!

  • Claudio Roberto

    30/03/2010 às 11:58 pm

    É impressionante o que a tecnologia pode fazer ao homem e o homem à tecnologia.

    Que venha o CS!

  • Marcio Goldzweig

    31/03/2010 às 7:41 am

    Concordo com o Eugenio Hertz… depois do CS é que a porcaria vai imperar! Os clientes já acham que são fotógrafos, já acham que são designers, já acham que são marketeiros… se a coisa já tá difícil vai ficar pior ainda, qualquer Zé Mané vai se meter a fotógrafo, designer….

  • Carlos Casel

    31/03/2010 às 10:43 am

    Infelizmente vai ser pior, porque imagina o cliente sabendo desta tecnologia e fazendo fotos da sua empresa com celular e nos mandando as fotos em baixa resolução. Não há programa que vá dar jeito em melhorar a imagem.
    Minha avaliação é negativa para este programa.

  • Rodrigo Schirmer

    31/03/2010 às 2:02 pm

    Olá Bruno,

    Muito boa a notícia. Acho que todos esperam por isso. No futuro acredito que devam incluir esta função nas máquinas fotográficas e nos celulares com câmera “pereba”.

    Bora pedalar. :-)

    Abraço,

    Rodrigo Schirmer

  • Lucas Taylor

    31/03/2010 às 3:28 pm

    Será verdade mesmo ? Eu não confio muito nisto não ^^

  • Eddy

    31/03/2010 às 4:50 pm

    Seria Fantástico ver isto funcionar, porém eu fico um pouco incrédulo quanto ao fato de que não dá mesmo pra recuperar 100% do que foi perdido…imaginem só, uma imagem que tem um detalhe minúsculo, como uma flor bem pequena, amarela, com várias pétalas e um botão laranja(tá bom viajei…)agora quando vc diminui muito a resolução esta flor inteira irá se tornar quatro pixels miaturando um pouco do amarelo com um pouco do laranja. Como fazer com que estes 4 pixels se tornem novamente uma flor? a tecnologia teria que ter poderes paranormais. Mesmo Assim Acredito que a tecnologia nova irá surpreender muito, até porque estará no novo Photoshop CS5 (O Bruno mesmo quem disse) que aliás está prometendo recursos fantásticos. Quem não viu confiram esta video no site de lançamento da Creative Suite 5.
    (http://cs5launch.adobe.com) O nome do video é “Content Aware Fill Sneak Peek”

  • Bruno Ávila

    31/03/2010 às 6:31 pm

    Com certeza Rodrigo! A gente se encontra nos pedais! Valeu!

  • Edimar S. Ramos

    01/04/2010 às 10:12 am

    Legal..
    Muito bacana!!!
    Concerteza será algo muito util…
    vou guardar as fotos que tirei do meu antigo ‘perebinha’ … srrsrs

  • Milton Andrade

    02/04/2010 às 4:19 pm

    Então pessoal!
    Vejo muitos criticarem a tecnologia, realmente, fica difícil inventar-se o que não existe de fato na foto; alguns já levaram para o lado pessoal dos seus projetos, mas imaginemos nossos familiares, ou nós mesmos, com um celular “pereba” temos a oportunidade de eternizar um momento inusitado e, depois, gostaríamos de colocar no nosso Orkut, Facebook, a tecnologia nos ajudaria bastante a melhora, não é mesmo? Quanto aos nossos cliente, o que precisamos fazer sempre é, através do estudo, muito estudo, de nossa parte, “adestra-lo” quanto ao que é design e o que é necessário para um bom projeto. Abs.

  • Esler Mello

    04/04/2010 às 9:35 pm

    Fntastico, realmente o que todos os designers necesitavam, até que enfim chega de logotipos sem vergonha e com pessima resolução, que na maioria das vezes nos obrigamos a redesenha-los…ufahh

  • Hildo Antônio

    04/04/2010 às 11:44 pm

    Essa tecnologia vai ajudar, mas não vai resolver tudo.

  • Alexandre Duarte

    06/04/2010 às 1:40 pm

    Interessante esta nova tecnologia, PS sempre saindo na frente.

    Mas ha uma informação que não podemos afirmar como certeza, como a seguinte frase da noticia: “Com esse recurso fantástico será possível melhorar a qualidade de fotos”, o será tem que ser substituído por poderá, até porque todos nos sabemos que as ferramentas por mais perfeita que seja, não conseguirá suprir as necessidades de todas as situações. Por isto melhor aceitas esta nova tecnologia como um auxilio em várias situações e não como uma solução para o problema como um todo.

  • Marcondes

    10/04/2010 às 11:06 am

    Deixou com água na bôca, sem dúvida é uma esperança de que os processos se tornem mais ágeis e eficientes. Valeu!

  • Odivaldo da Silva Pessoa

    20/05/2010 às 12:41 pm

    parabens !!!!!!!!!!!!!

  • bruno

    01/07/2010 às 10:49 am

    bruno! preciso comprar cursos de photoshop mas nao estou achando no seu site, me informe como eu faço . obrigado !

  • Bruno Ávila

    01/07/2010 às 7:42 pm

    Infelizmente no momento não ofereço cursos de Photoshop. Valeu!

  • Wal

    11/05/2012 às 8:39 pm

    Olá Bruno Ávila,

    OPor favor vce conhece alguém ou site que presta este tipo de serviço?
    Porque eu ano passado tirei algumas fotos com uma “fotógrafa prof” e ela me mandou as fotos em baixa definição e desapareceu do mapa sem me entregar o serviço. Queria poder revelá-las pelo menos no tamanho 10X15. Grata. Wal

  • jonas sousa ferreira

    30/11/2012 às 3:32 pm

    Acho que é possível colocar pixel em espaços com sua escolha, e não do CS.

  • Comente

    *
    *

    counter
     

    O Significado das Cores

    Receba gratuitamente o eBook "O Significado das Cores" onde Bruno Ávila mostra os sentimentos positivos e negativos transmitidos pelas cores, auxiliando você a eleger a melhor opção para o seu projeto.
    Coloque seu email e receba gratuitamente: